Laura, autista não verbal, 24 anos.
Amanhã vai chover
Laura voltou ontem da casa do pai dela. Fui eu quem a trouxe pois almocei com eles. Quando chegamos ela foi para o quarto e como sempre subiu e sentou na cama. Liguei o som e ela ficou se embalando. Fui colocar roupas na corda e depois fiz um bolo de banana bem gostoso e preparei rapidamente o café. Fui chamar a Laura e surpresa, percebi que havia feito xixi ali mesmo, sentada. Nunca brigo, ou levanto a voz. Conversei com ela como sempre faço. Levei-a para o chuveiro enquanto trocava os lençóis. Preocupei-me porque a previsão era de chuva no dia seguinte e como já havia trocado os lençóis, ficaram dois para lavar. Depois de pronta, Laura e eu tomamos um delicioso café ! Ela adorou o bolo. Voltou para o quarto e tudo transcorreu dentro da rotina. Á noite, depois de medicada e dentes escovados Laura dormiu. Eram por volta de dez horas. Fiquei curtindo as horas livres que teria até meia-noite, quando teria que levar a Laura no banheiro. Ia assistir um filme, mas desisti e resolvi escovar os dentes e ir para a cama. À meia-noite fui chamar a Laura para ir no banheiro. Sonolenta, foi caminhando até o vaso. Feito o xixi, ajudei-a a retornar para a cama. Deitou, arranjei as cobertas e voltei para a cama. Fiquei jogando no celular porque as duas horas preciso leva-la de novo. As horas voaram e logo já meu celular avisou que era hora de acordar a Laura. Abri a porta e Laura estava sentada na cama. Da porta mesmo senti o odor do xixi. Fez de novo. Sentada e acordada. Ela raramente faz isto. Conversei com ela enquanto a trocava de roupas e troquei o lençol. Mais um! A chuva prevista já começara a cair. Tudo pronto, a Laura subiu na cama e deitou.
Hoje de manhã acordei e fui ao meu banheiro. Escutei ruído de água no banheiro da Laura. A princípio, achei que ela estava usando o vaso. Ouvi o barulho da descarga. Só que o ruído da água caindo continuava. Pedi a Deus que não fosse a torneira aberta. Fui rápido até o quarto da Laura e o caos reinava ali. Roupas limpas que estavam guardadas reinavam molhadas no chão. O banheiro cheio d'água. Ontem, quando escovei os dentes da Laura esqueci de fechar o registo. Sim, tem outro registro atrás do vaso que precisa estar sempre desligado, senão a Laura mexe na água. Laura tbm estava ensopada. E dois pares de pantufas também. Só me restava trocar a Laura e secar tudo. Foi o que fiz. Fomos tomar café quase dez horas. E a chuva caindo.
Depois do almoço, lavei a louça e resolvi deitar, estava chovendo muito. Laura não quis almoçar e foi para o quarto, avisei que ia deitar um pouquinho e disse que ela podia aproveitar e dormir também.
Não dormi. Fiquei mexendo no celular e as horas voaram. Levantei e fui chamar a Laura para o café. Abri a porta e lá estava Laura sentada. Pela reclamação dela vi que havia feito xixi novamente. Estava já cansada mentalmente. De novo! Outro lençol! Já havia quatro lençóis. E lá fui eu fazer toda a rotina de limpeza e banho na Laura. Já coloquei pijama porque estava perto de cinco horas da tarde. Tomamos o café e Laura voltou para o quarto. Hoje não veio uma única vez para a sala.
Eram nove horas quando levei um doce de leite com coco pra Laura provar. Ela adorou. Queria mais, mas pelo adiantado da hora não quis dar. Uma meia hora antes, entrei no quarto da Laura e senti um cheiro estranho. Achei que ela tivesse feito cocô no vaso e tivesse dado descarga, mas o cheiro tivesse ficado no ar porque o quarto estava fechado. Coloquei BomAir e sai. Por isso, quando dei o doce, só senti o cheiro bom. Voltei com a medicação da Laura, dei e fui guardar. Entrei novamente e puxei pela mão dizendo que ela precisava escovar os dentes. Ela resistiu. Fui firme e ela obedeceu.
Assim que levantou, vi estarrecida o que tinha acontecido. Laura desta vez fez cocô sentada na cama. Entendi que estava toda desorganizada pra ter feito isto. Nem lembro o que conversei desta vez. Ela ficou em pé no tapete e fui baixando a calcinha devagar pra não piorar mais ainda. Mas podia ficar pior. Laura começou a fazer xixi também. Fiquei ali, parada olhando desanimada o xixi escorrer junto com o cocô. Pedi que não se mexesse do lugar e trouxe uma bacia com água morna. Depois de limpar o excesso, pedi que entrasse na bacia pra lavar os pés porque se fosse até o banheiro com os pés naquele estado deixaria um rastro pelo chão. Sequei os pés dela e a levei até o banheiro. Ela ficou embaixo do chuveiro e fui fazer toda a limpeza do quarto. E lá se foi outro lençol. Agora são cinco. E amanhã também vai chover. Enquanto vestia a Laura, percebi que ela estava caindo de sono. Levei-a para a cama num quarto perfumado e com lençol rosa limpíssimo. Laura adora lençóis limpos!
Voltei para guardar algumas roupas e vi que Laura não deitou no travesseiro o que seria normal. Ela estava caída de lado como se tivesse desmaiado. Alguma coisa desorganizou a Laura.
Daqui a meia hora será meia-noite e levarei a Laura no banheiro.
Amanhã vai chover...