Natal antecipado?
O Natal foi antecipado. A data, sempre em 25 de dezembro, como sabemos, foi adiantada, este ano, para primeiro de outubro, na Venezuela. Nem sabia que isso era possível. Mas é, pelo menos por lá, onde isso já aconteceu outras vezes. Acho isso extremamente curioso. Como é possível comemorar algo que ainda não aconteceu? Claro que uma data comemorativa como essa tem todo um simbolismo que ultrapassa e transcende os limites nos quais foi criada. Mas, antecipá-la, assim, para “homenagear e agradecer ao povo”, soa muito estranho. Agradecer o quê? As coisas andam tão obscuras por aí que sobrou até para o Natal. Até porque, comemorar uma data especial só faz sentido se for na data mesmo, ou próximo dela. Há tantas datas importantes como essa, que até fico com medo de começarem a fazer isso com elas.
Pense no seu aniversário, por exemplo. Já ouvi muita gente dizer que comemorar antes da data pode causar azar, é de mau-agouro, e outras coisas negativas. Eu mesmo não gosto muito de comemorar assim, antes. Na verdade, não sou muito afeito a comemorar meu aniversário. Não que eu não goste de festa ou comemorações. Gosto, e muito! Mas para os outros. Sempre me sinto envergonhado ao receber os parabéns dos convidados. Ficar na frente de todos, parado, vendo-os bater palmas e cantar o “Parabéns” me deixa constrangido (fora que não gosto muito dessa musiquinha, nunca a canto quando estou no meio da plateia, apenas acompanho com palmas muito tímidas). Também não sei o que fazer com as mãos, não sei para onde olhar, não sei qual deve ser a expressão facial adequada. Por outro lado, comemorar depois da data parece ser mais aceito, desde que não seja muito distante. A data deve ser comemorada na data mesmo, a não ser que, por motivos feriais, a celebração em questão possa ser comprometida. Aí, sim, deve-se transferir a festividade para um dia mais apropriado, a fim de que todos possam comer, se embebedar e celebrar o motivo posto.
Porque comemorar uma data é de suma importância para a sobrevivência da nossa espécie e para a manutenção da nossa saúde mental. Somos seres feitos para o encontro e o melhor dos encontros é aquele marcado para celebrar. Minha família celebra o Natal todos os anos na data em que ele está definido em nosso calendário Gregoriano. E fazemos uma bela festa, ao nosso modo. Boa parte dos membros vai à missa da noite de Natal, no dia 24, e depois nos reunimos para uma breve oração e partimos para a comilança. Depois disso, na maioria das vezes, adentramos a noite conversando, bebendo e rindo muito. Ainda fazemos trocas de presentes, no famoso “Amigo Secreto”, e para dar um pouco de humor e “discórdia” à coisa, fazemos o “Inimigo Secreto” ou “Amigo Ladrão”. A festa se estende pelo dia 25, quando continuamos a comer o que sobrou da ceia, compartilhamos as sobremesas que cada um traz e ficamos juntos por quanto tempo aguentarmos. É sempre uma data marcante e importante para nós. Penso que é assim para muitas famílias Brasil afora e que todos adoramos isso.
Agora, não acredito que o povo do país vizinho tenha se sentido homenageado com a antecipação do Natal. Deve ser horrível ter inúmeros direitos cerceados e ainda por cima ter o Natal adiantado. Espero que o efeito disso cause ainda mais revolta em nossos irmãos de língua e lhes dê gás e ódio para lutar. Por fim, faço um convite ao ditador aí do lado que venha para cá e diga à minha mãe que vai antecipar o nosso Natal. Ele sairá correndo, debaixo de camaçadas de pau que a baixinha vai lhe dar e nunca mais tentará repetir tal impropério. Diante de minha mãe, ele cairá de maduro na mesma hora e junto com ele, todo o mal que vem causando ao seu povo. Sentirá vergonha e arrependimento por mexer no Natal de um povo que tenta há muito tempo renascer.
Thiago Sobral