A Felicidade do Guerreiro

PEDRA NO CAMINHO

O acidente que sofri anteriormente, em 2012, foi uma pedra no caminho(*) da minha vida. Entretanto, foi um período de aprendizagem e de autoconhecimento de valor inestimável, e deu muito assunto para pensar e escrever. As leituras que fiz, notadamente de pensadores, serviram para a compreensão do significado de muitas palavras. A palavra felicidade, ou melhor o termo felicidade do guerreiro(1), foi dos que pareceu-me mais emblemático, subjetivo e misteriosamente individualista.

Por outro lado, descobri palavras cujo significado são bem objetivos, que não aceitam muita controvérsia ou debates filosóficos. Ao contrário da filosofia, o que aprendi com a filosofia do Bushido(2)  foi basilar para entender a felicidade do guerreiro. É um sentimento individual e torna-se consequência com muitas nuances e perspectivas. Não cabe a ninguém avaliar, julgar, estabelecer a felicidade de outrem, sob nenhum aspecto. Com toda a certeza, a felicidade do guerreiro é pessoal, intransferível e não deve causas o mal para outras pessoas.

Integridade, Respeito. Coragem, Honra, Compaixão, Sinceridade e Lealdade são, enfim, as virtudes que devem nortear a vida de todos.

FELICIDADE DO GUERREIRO

A falta de oportunidades de trabalho para alguns profissionais com formação em ciências pouco compreendidas é um problema grave. A falta de compreensão geral provoca uma avalanche de picaretas, que invadem áreas de outras profissões. Portanto, quando busco o autoconhecimento, não quero entrar na área de atuação de psicólogos, teólogos, filósofos etc. Contudo, me dou ao direito de falar sobre qualquer assunto a partir da minha visão. E não se trata de fazer uma análise a partir das minhas experiências, é um tipo de felicidade do guerreiro. Surpreendentemente, é aqui que exerço a capacidade de levar as pessoas à reflexão, e sobre a felicidade, os vieses possíveis são infinitos.

FELICIDADE E FILOSOFIA

Desde os pré-socráticos, a felicidade está na pauta dos pensadores. Infelizmente, desde que surgiram as redes sociais, figuras como "coaches" se metem a falar de tudo para todos. Os seguidores destes picaretas (coaches, influencers e afins) são carentes de tudo, principalmente da tal felicidade "exterior". Sofrem, sem dúvida, uma espécie de abuso mental exaustivo, que não possui limites. Menos mal que consigo ter diálogo razoável com quem entende de filosofia e sabe como funcionam estes debates de redes sociais

FELICIDADE E PSICOLOGIA

Neste ponto a coisa começa a complicar, principalmente na relação pessoal que tenho com os profissionais desta especialidade. Eles, via de regra, não admitem que qualquer humano possa cultivar o autoconhecimento sem a ajuda deles. A personalidade INTJ bate de frente com estes profissionais e eles proferem absurdos como "... não vou discutir este assunto com você...", como se tivesse algum desígnio divino para não debater a felicidade com quem não seja "igual".

FELICIDADE E RELIGIÂO

No momento em que se une religião com qualquer tema, termo ou palavra altamente subjetiva, a situação fica ainda pior. Algumas religiões, anteriores ao Cristianismo são mais consistentes quando abordam a felicidade. Crenças e mitos de religiões "modernas", pós-cristãs, julgam ter o poder de definir a felicidade do guerreiro de verdade. Como se não bastasse, colocam seus seguidores a serviço da felicidade e opulência de pregadores e aproveitadores.

FUNDAMENTALISMO

Desta forma, tem muita gente apontando o dedinho e determinando o que é a felicidade do guerreiro e dos outros.  Em outras palavras, com maior ênfase para os que se aproveitam da fé alheia, querem determinar a felicidade alheia para obterem a própria felicidade. Em suma, um tipo de felicidade bem ao nível capitalista, liberal e nada espiritual.

As virtudes do Bushido são interiores e determinam a felicidade, sem necessidade alguma de mostrar para os outros. Ao praticar a honra, por exemplo, significa a busca da felicidade das pessoas através dos atos pessoais. Este tipo de fundamentalismo conflita com a mercantilização que vemos nas redes sociais. A felicidade do guerreiro não é ter um cartão de crédito ou pagar uma vassoura que algum salafrário ungiu. E, muito menos, dar dinheiro para algum pregador ser feliz com sua camarilha.

FIM DO MUNDO

Os discursos superficiais, precários e hipócritas, retirados de trechos pequenos de discursos amplos, inebria e engana. Buscam uma felicidade efêmera que engana mas que provoca o abismo entre o bem e o mal. Esta subjetividade e pessoalidade apresentada pelos frequentadores de templos e redes sociais está provocando um grande problema em nossa sociedade.

A nossa sociedade apodrece, pouco a pouco; as fake news estão aí para comprovar a teoria de que o mundo acabou em 2012. Certamente, como previram os Maias, estamos vivendo apenas uma espécie de apocalipse no purgatório. Este momento de tragédia pós apocalíptica não tem nada a ver com o que projetaram em Hollywood os nas séries de TV. Sem dúvida, nem o mais disruptivo roteirista pensa na saúde mental como essencial à felicidade do guerreiro ou coletiva.

PODRIDÃO E FELICIDADE

Não tenho nenhum acordo com propagandistas do sistema capitalista e entendo porque eles não querem que as pessoas pensem ou prestem atenção nos "comunistas". A mercantilização da religião, com apoio da psicologia, onde bens materiais, aparência, opulência, encontraram terreno fértil, é criminosa.

Em suma, os guerreiros que habitam o mundo real, estão com muito trabalho pela frente. Com toda a certeza, os que adquiriram conhecimento sem ajuda de gurus, mitos, pregadores e psicólogos, estão um passo à frente. Entretanto, todo e qualquer conhecimento não é salvo-conduto para a felicidade do guerreiro e de nenhuma comunidade ou coletivo.

P. S.

(*)  Cada adversidade que enfrentamos são, por exemplo, alimento para superarmos e retirarmos os obstáculos do caminho. Assim sendo, escrever textos neste blog pessoal é um desafio diário e com propósitos coletivos.

(1) "A Felicidade do Guerreiro" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2017/09/29/felicidade-e-o-caminho-do-guerreiro/ (Publicado originalmente em 29 de setembro de 2017)

(2) "As 7 virtudes do Bushido" em http://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/02/15/as-7-virtudes-do-bushido/