A VIDA NÃO ESPERA

Francisco de Paula Melo Aguiar

A vida não espera por criança, jovem adolescente, adulto e por velho ou melhor ou pior idade para uns e para outros não.

Na realidade a criança é impubere e não sabe o que quer para uns e sabe o que quer para outros. Tem até o mito de que a criança não mente. Sim tem criança análoga a espinho que fura desde pequenino.

O adolescente ainda não tem maturidade suficiente para fazer suas escolhas definitivas para a vida toda e para toda vida, salvo raríssimas exceções.

Assim quer tudo para si e ao mesmo tempo não quer nada, muda rápido de opinião, assim como muda de brinquedo para brincar, quer a atenção integral de seus pais, dos cuidadores, sic. dos professores, etc, que somado a falta de limite familiar, se transforma em aborrecimento e desabafo sem razão de ser. Em certos casos, por exemplo, o adolescente que sabe que tem superproteção familiar, pinta, borda, apronta em todos sentidos, bate o pé, não ouve quando é chamado e atribui seus fracassos e derrotas à má companhia ou aos outros. Assim é, e sempre será sua confusão mental na vida adulto e na velhice, o estresse terá contínuidade, porque não sabe o que quer nunca.

O adulto é o que foi quando criança e adolescente, responsável e ou irresponsável por si próprio em relação aos seus relacionamentos sociais e familiares. Tem ou não tem solidariedade, porém, quer ser ajudado a vida toda e não ajuda a si e nem a ninguém.

E isto é até compreensível, relativamente falando, porque “a vida não espera que estejamos prontos. Ela acontece, cheia de imprevistos e mudanças, e somos nós que precisamos aprender a fluir com ela. Não há um momento perfeito para agir, para mudar ou para amar; há apenas o agora, e é nele que a verdadeira transformação acontece", segundo o escritor japonês Haruki Murakami (1949 - ), in.: Kafka à Beira-Mar (2002).

Isto nos chama atenção de que a vida é realmente um terreno único e individual, sempre em mudanças permanentes e que transpõe todos os oceanos surreais até o momento conhecidos.

Nem tudo na vida é um mar de rosas, pode ser que o dono dela queira que ela seja um mar de espinhos e de procrastinação a vida toda e toda vida, assim como aqueles que não tem religião e acreditam em superstições para justificar suas vitórias e suas derrotas, ledo engano, porque no escuro até a sombra desaparece.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 07/09/2024
Reeditado em 07/09/2024
Código do texto: T8146180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.