524 ANOS DEPOIS... 16h05min.
Segundo os historiadores o nosso país foi “descoberto” em 21 de abril de 1500, graças aos corajosos navegadores portugueses em suas precárias caravelas. Aqui, chegando ficaram espantados, pois as terras já eram habitadas por povos indígenas, que já suas tradições, e, tocavam suas vidas.
Foi uma convivência difícil, amistosas em alguns casos e em outros não. Foram, mais de três séculos, em que a distante nação portuguesa, se fez presente, com prós e contras, cujo o mérito maior manter a integridade de nosso território, e, até aumentado sua dimensão, outros povos também “cobiçaram” a nova terra com destaque aos franceses e holandeses que até deixaram as marcas de suas presenças, mas, nação portuguesa manteve seu domínio...
Um fato inesperado iria acontecer, - 1808 - foi a vinda da família real para sua colônia, numa fantástica fuga, pois Imperador Napoleão Bonaparte*estava prestes a invadir Portugal, isto foi muito benéfica a colônia, a vinda da família real, trazendo progresso, como a criação do Banco do Brasil, e abertura dos portos para o livre comércio.
Quis o destino que o filho de Dom João VI, Dom Pedro I, em 07 de setembro de 1822 proclamasse a independência de nosso país, portanto este ano se comemora 202 anos, deste fato histórico. Dom Pedro I, se torna o primeiro Imperador do Brasil, mas, tarde seu filho Dom Pedro II assume na condição de segundo imperador, foram 67 anos de regime monárquico, em que os fatos positivos superaram os negativos.
Em 15 de novembro de 1889, o nação brasileira “troca” a monarquia pela República, num golpe militar, sem a participação popular, que adorava seu Imperador, e este ano este “novo” regime completará em 15 de novembro 135 anos, com prós e contras, como neste atual momento, em que os que deveriam salvaguardar os direitos constitucionais, - Supremo Tribunal Federal – está tendo um cunho politico e exacerbando de suas funções, com “destaque” ao Ministro Alexandre de Mores, que se julga acima de tudo e de todos, mas, que pode chegar ao fim, pois se comenta que no dia 9 será entregue ao presidente do Congresso, exigindo que ponha em votação o seu impedimento...
Ao mesmo tempo se aguarda com expectativa, dia de amanhã, 7 de setembro, na Av. Paulista, a manifestação popular, pela liberdade expressão, que ultimamente estão sendo cerceadas, com a última atitude antidemocrática, o banimento da rede X do bilionário Leon Muski, que inclusive dá internet de graça a grande parte da região amazônica, que também usufruída pelas forças armadas...
Deus! Pátria! Família! E Liberdade, são os objetivos das manifestações, visto que também pode acontecer em outras cidades do país, e com certeza será num clima pacífico e ordeiro, como sempre tem acontecido... Brasil, Coração do Mundo e Pátria do evangelho”. 16h058min.
Curitiba, 06 de setembro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul
*A Catedral de Notre-Dame, começou em 1163, concluída em 1345, o Brasil somente seria descoberto, 317 anos depois...
https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman
http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br