O Clube de Leitura do Pelicano

No início era o grupo de debate de filmes das Apaixonadas por Cinema (havia algum gato pingado homem que volta e meia comparecia também) que se reunia na Sala de Audiovisual do Centro Integrado de Cultura em Florianópolis. O grupo enfrentou, por vários motivos, diversos problemas com relação ao local dos encontros passando pela casa de algumas amigas, pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, pela Associação dos Bancários, pelo Museu de Arte, pela Fundação BADESC... O grupo até foi objeto de um documentário curta-metragem produzido pela Fundação Catarinense de Cultura e realizado pelos cineastas Iur Gomes e Bob Barbosa em 2009. O fato é que, muito determinadas em manter o grupo unido e atuante, ninguém desistia.

Até que chegou o ano de 2014 quando uma das Apaixonadas por Cinema com seus 92 anos ficou doentinha, acamada e não podia mais sair de casa. Minha mãe, Elsa Balbão Pithan. Alfabetizadora e Professora de Inglês, embora aposentada, continuava sempre curiosa intelectualmente. Lia muito, assistia filmes, gostava de conversas filosóficas e papos com conteúdo gostoso. Ela não se conformava em ficar sem poder participar desses grupos. Foi então que tivemos a ideia de convidar a amiga Teca para organizarmos um grupo de leitura: já que a mãe não podia ir até o grupo, o grupo viria até ela!

No dia 12 de setembro de 2014, recebemos em casa a Teca para expormos nossa ideia e já começamos a organizar o grupo com entusiasmo! Até aí só sabíamos que desejávamos um grupo de leitura com debates. Colocamos as ideias básicas no papel e escolhemos uma data inicial para o primeiro encontro. Ah, mas um grupo assim precisava de um nome, qual seria? Foi a mãe que escolheu então “Clube de Leitura do Pelicano” porque o Pelicano era o meu personagem favorito dela.

Assim foi que no dia 10 de outubro de 2014 aconteceu a primeira reunião do Clube de Leitura do Pelicano em que as Apaixonadas por Cinema deslocaram-se até a residência da Elsa! Que alegria para mim... ver a minha mãe explicar às amigas os objetivos do recém formado grupo de leitura e após eu ter lido o nosso primeiro texto –a crônica VIAGEM A LUGARES COMUNS do escritor Jair Francisco Hamms- comentamos a crônica, o pessoal complementou com depoimentos pessoais e demonstraram entusiasmo com a ideia do Clube. Passamos para a mesa do café, que viria a se tornar tradicional nos encontros futuros, e a amiga e escritora chilena Milka leu um poema do seu livro AO SOM DO MAR o qual presenteou a mãe com um exemplar...

Estava delineada a base do Clube de Leitura do Pelicano, sabíamos do seu potencial e possibilidades para criarmos atividades lindas nos encontros. O próximo já ficou marcado. Infelizmente, houve muitos problemas e o encontro se deu apenas com três Pelicanas, porém percebeu-se que havia real interesse na continuidade do Clube. Para tristeza geral, minha mãe faleceu em janeiro de 2015 e, em princípio, o objetivo inicial já fora cumprido, levar literatura para a vida da minha mãe. Uma vez que ela já não mais estava conosco... pensei que o Clube também terminasse.

Não foi caso, mais uma Apaixonada por Cinema ficou doentinha... a amiga Amália. Surgiu então a solução ideal, levaríamos o Clube de Leitura do Pelicano até ela! Daí, passamos a nos reunir em sua residência e para levantar o astral, começamos a inventar as leituras temáticas. Essas consistiam em leituras dramatizadas com vestimentas minhas e das Pelicanas de acordo com o tema central do conto ou crônica da vez [ah, o termo Pelicanas para as participantes foi cunhado naturalmente por todas nós!]. A decoração do ambiente ficou sob as orientações da criativíssima Teca.

Sucederam-se assim as crônicas e os contos com debates e suas alegorias! Até que a querida Amália também faleceu, em fevereiro de 2016. As Pelicanas ficaram perdidas por algum tempo, porém bateu a saudade e o Clube de Leitura do Pelicano ressurgiu das cinzas tal qual a fênix. Os encontros retomaram seu rumo, muitos na residência da anfitriã Teca até que outras Pelicanas abriram também as portas de suas residências. Descobrimos o Café Composé das queridas Amália (cunhada da Pelicana Susana) e sua mãe Rosângela e fizemos alguns encontros por lá. O Pelicano vibrou orgulhoso com um Sarau formidável entre o grupo convidado dos Náufragos Literários em Floripa e o Clube de Leitura do Pelicano que teve lugar no Café Composé e ficou aberto ao público para o deleite de todos os participantes!

Tudo seguia as mil maravilhas, até que em 2020 veio a terrível onda da Pandemia. Os encontros presenciais ficaram congelados. Intensa tristeza no ar pelo mundo inteiro. Ainda assim, o Clube de Leitura do Pelicano resolveu organizar duas reuniões on-line divertidas para não deixarmos a peteca cair, mantendo nossa união mesmo em tempos de exceção.

Aos poucos, a vida foi retornando ao modo presencial e também o Clube de Leitura do Pelicano voltou às reuniões com direito a abraços hesitantes. Houve até dois encontros na Biblioteca do Centro Integrado de Cultura com participação aberta ao público o que foi uma experiência enriquecedora para as Pelicanas. O restaurante Direto do Campo serviu de palco para encontros do Clube com comemorações extras. Haja festança em nome da Literatura!

Foram muitas crônicas e contos alegres ou tristes que geraram debates e depoimentos pessoais mais ou menos intensos e participativos (alguns até acalorados!). Textos amados e outros nem tanto. Muitos autores locais, nacionais e internacionais passaram pelas nossas reuniões. O Clube de Leitura do Pelicano teve a honra de receber a visita de alguns escritores que concordaram e amaram em participar dos encontros em que lemos sua obra e tivemos a rara oportunidade de conversarmos com seu autor ou autora. Que momentos ímpares!

A alegria, diversão e entusiasmo das reuniões sempre foram abundantemente registrados em fotos e vídeos e postados nas redes sociais das Pelicanas como forma de divulgar a nossa paparicação faceira com relação à literatura, que afinal é o objetivo inicial dos encontros! Essas postagens levaram o Clube de Leitura do Pelicano para a “boca do povo” e muita gente comenta a sua vontade de participar dos encontros. É uma imensa satisfação para todas nós, sem dúvida.

E o tempo foi passando. Mais algumas Pelicanas foram juntar-se à Elsa e à Amália e participam de nossas reuniões lá de cima, nesse mezanino instalado em nossos corações. Também novas Pelicanas foram chegando aos pouquinhos, atraídas pelas ‘good vibes’ do grupo. Que bom.

Chegamos agora ao ano de 2024 com dois marcos maraviquânticos: no mês de setembro realizamos o 50o encontro e no mês de outubro o Clube de Leitura do Pelicano completa 10 anos. O tempo realmente voa e são 10 anos em que as Pelicanas celebram a VIDA através da LITERATURA. Porque a arte imita a vida... e a vida é bela... como alguém já escreveu em algum livro. Viva o Clube de Leitura do Pelicano!