O TEMPO ME AVISA QUE NÃO SOU MAIS JOVEM
A Velhice é um estágio da vida, como a infância ou a fase adulta. O problema da velhice é que ela nos descaracteriza.
Perdemos tudo: o vigor e a beleza, e só ganhamos dores, doenças oportunistas e doenças naturais da própria idade que devemos combater caso queiramos ter uma vida mais longa.
Quem não tem uma bolsa de remédios preparada para todas as dores esporádicas e aquelas que já estão instaladas em nosso corpo...
Com a perda do vigor perdemos a vontade de fazer muitas coisas e temos que nos contentar com as poucas que ainda podemos.
Com a perda da beleza vem a flacidez, as gorduras localizadas em cada esquina do corpo. Alguns perdem os dentes, outros a disposição para caminhar e outras pequenas atividades. Porém é necessário estar atentos porque alguns perdem até a vontade de viver, neste momento precisamos cuidar da depressão.
É necessário que eu faça um adendo aqui neste momento: não penso é ser pessimista, mas fazer alertas porque estas coisas nos acometem quando passamos a acreditar e a ver que envelhecemos. Quando não dá mais para enganar com plásticas ou botox.
Precisamos caminhar, fazer pequenos exercícios, ou somente nos movimentar com ou sem dor.
Há os que, por quererem ser eternamente jovens, destroem seus rostos com inúmeras plásticas ou se excedendo nas vezes que aplicam botox.
Conheci um jovem que aplicava no corpo botox com frequência. Ainda não sei como esta pessoa está, mas é certo que não ficará bem ou que logo perceberá as consequências deste desatino. A pele lisinha, de boneca, não é uma coisa natural.
Rugas fazem parte da vida de todos os seres humanos. Quem não quer tê-las tem que aprender a usar cremes hidratantes diariamente, assim poderá prorrogar a jovialidade, mas não a eternizar. Não dá para trapacear a natureza. Enganamos nossos olhos, mas não podemos enganar o que somos ou a idade que temos.
Há um desconforto ao nos olharmos no espelho, mas podemos diminuir o número de vezes que olhamos para ele. Sem os espelhos podemos nos enganar mais facilmente, porque o ser que mora dentro de nós é muito mais jovem e arrojado. Só que é importante que não acreditemos neste ser que nos habita. Não dá mais para subir escadas ou em telhados. Estas coisas não combinam mais com a gente. Pense assim: se você não é um pianista não se sente na frente de um piano para dar um concerto. Admita: “eu não tenho mais idade para subir escadas, nem em telhados” e qualquer tapete no chão pode me colocar numa cadeira de rodas. Peça aos seus filhos ou netos para fazerem estas coisas. Se eles não querem fazer pode não ser preguiça, pode ser bom senso que não estamos tendo nesta hora. Seja brando consigo mesmo e atenha-se a pequenas tarefas. Lembre-se que agora para fazê-las bem feitas você precisa de muito mais tempo.
Lembro que eu fazia tantas coisas durante um dia, agora faço tão pouco e não tenho mais tempo. Passava horas jogando cartas, algumas vezes amanhecia fazendo isto. Agora jogo duas, três horas e já estou cansado.
Passei a respeitar meu corpo. Não me deprimo pelo que eu poderia fazer e não posso mais, mas o tempo passou e, se eu cheguei na idade em que estou é porque me cuido e respeito minhas limitações. Agora o tempo é de contemplação.
Viaje mais, compre menos. Você não precisa de tudo o que compra ou que acha bonitinho. Contemple e deixe tudo onde viu. Você não precisa trazer tudo pra dentro da sua casa. Lembre-se que não somos eternos e daqui a pouco você não estará mais aqui. Por que acumular tanta coisa? Você precisa de tantas plantas dentro de casa? E os gatos? Precisa ter cinco, seis? Precisa trocar de carro todos os anos? Precisa de todos aqueles cristais que nunca usa? Reflita sobre isto.
Observe mais a natureza e cuide dela, onde ela está, não precisa trazê-la para dentro da sua casa. Observe as pessoas ao seu redor, não discuta, não critique tanto, caso contrário você passará a ser invisível e desconsiderado por amigos e parentes.
Principalmente: NÃO FALE DE DOENÇAS E REMÉDIOS. Isto não cura ninguém, só te lembrará que seu corpo está desgastado e tal como uma máquina precisa de cuidados. Afinal até as máquinas precisam passar por revisão de tempos em tempos.
___________________________________________
05.09.24