O'connor - Este é o nome de uma estrela
"Não mereço viver. Sou um desastre desde que nasci".
Sempre tive uma paixão pela música estrangeira, apesar de não saber cantar e nem tocar nenhum instrumento. O inglês é mais atrativo aos meus ouvidos e os arranjos me parecem mais poderosos. Confesso que o meu inglês só é suficiente para repetir as palavras “God is dead" dita pelo belo filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche. Uma frase polêmica que precisa ser lida com cuidado.
O que tem Nietzsche com Sinéad O'connor. Parece que nada! Porém foram duas pessoas maravilhosas: ao ler Nietzsche penso que ele está vivo em mim e ao ouvir Sinéad sinto que ela bate em meu peito com se ele fosse um tambor.
Nietzsche como Sinéad foram incompreendidos. Ele por dizer que Deus estava morto. Ela por rasgar a fotografia do Papa João Paulo II em protesto aos abusos sexuais cometidos por clérigos e membros da Igreja Católica em um dos programas com mais audiência nos Estados Unidos. Sua apresentação mais vibrantes foi no Estádio Nacional de Santiago no Chile. Quando aos 23 anos cantou "Nothing Compares 2 U". Infelizmente eu não estava lá, com certeza teria alucinado com a sua voz enlouquecida. Naquele dia penso que ela queria nos dizer: "Sou apenas uma alma perturbada que precisa gritar no microfone de vez em quando", para ser ouvida.
Nietzsche andava de bengala. Ela tinha a cabeça raspada. Ele foi um filósofo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Ela era uma mulher contraditória. Fez muito sucesso em todo o mundo. Casou quatro vezes. Teve quatro filhos, três de pais diferentes: três meninos e uma menina. Só um filho nasceu de um dos seus casamentos. Com 33 anos, afirmou ser uma mulher lésbica. O que não dá para entender.
Tanto Nietzsche quanto Sinéad criticavam os valores morais e religiosos em vigor na época em que viveram: ele por acreditar na ciência, ela por falar sobre questões relacionadas ao abuso infantil e os direitos das mulheres.
Sei o que fez Nietzsche e Sinéad O'connor. São coisas bem diferentes, mas aproximar os desiguais nunca será demais.
É triste não ter conhecido pessoalmente nenhum dos dois: ele porque tinha um bigode lindo como o meu. Ela por parecer com a minha Flor a mais que perfeita.