Flor do cafezal

Eternizada na inesquecível música interpretada pela saudosa e afinada dupla Cascatinha e Inhana, a florada do cafezal revela as maravilhas da natureza em formas, cores e aromas. O evento anual, que se repete por até três vezes é um espetáculo singular, que tem a capacidade de aguçar os sentidos dos mais insensíveis. Seja pela delicadeza do botão recém-aberto, da cor impecavelmente branca ou do perfume emanado pela flor de textura aveludada, que remete ao aroma da flor do limoeiro. Como um véu a acompanhar as ruas sinuosas do plantio, a imagem do cafeeiro florido é um verdadeiro colírio para os olhos, a se destacar da paisagem ao redor. É um momento único, vibrante, realmente inesquecível.

Até aqueles acostumados com a lida da atividade cafeeira se surpreendem com a exuberância da florada. Não obstante as dificuldades hídricas que atingem sazonalmente a cultura, a planta procura superar a condição crítica do solo gerando botões em profusão e posteriormente procurando garantir a frutificação, uma tentativa da natureza em vencer as adversidades. Essa dinâmica das espécies vegetais mostra uma notável demanda de resiliência, imprescindível para a perpetuação da espécie.

Para os privilegiados que já viveram a realidade do meio rural e conhecem de perto as dificuldades e os encantos na natureza, a florada do cafezal traz nostálgicas lembranças, como a desnudar os mais recônditos sentimentos que permeiam a alma. É possível relembrar dos tempos de infância e juventude na roça, simplesmente ao se aproximar de um cafezal em flor. São sensações distintas, prazerosas, incomparáveis, uma verdadeira terapia nesses tempos de modernidade. E para quem quiser conhecer de perto esse presente da natureza, ainda há tempo para os mais diferentes enquadramentos e para o desfrute sem pressa da fragrância adocicada das flores. Certamente será um programa gratificante!