A alma do negócio---BVIW
Relacionamento comercial engloba a estratégia de propagar um produto, pensando em todo o ciclo de vendas e tem como objetivo atrair e fidelizar clientes. Para que isso aconteça com sucesso, é preciso persistir e criar ideias que fixem na memória a qualidade do produto e sua marca. Costumo prestar atenção numa propaganda comercial criativa e humanizada. Em geral, as pessoas guardam uma propaganda musical ou a repetição do nome do produto com rimas e trechos que grudam na memória como chiclete, como por exemplo: "Nescau, energia que dá gosto."; "Kinder ovo, em cada embalagem uma nova surpresa."; "Malvee, gostosa como um abraço.", e muitas outras.
Atrair clientes é uma tarefa que requer imaginação e que pode ser inspirada no feedback de alguns. Daí, dá para criar uma relação de confiança com o consumidor. Todo tipo de relacionamento exige comunicação. Assim como o artista tem que ir aonde o povo está, o dono do produto e sua marca tem que convencer o cliente da qualidade do que está oferecendo. Um exemplo disso é a marca Dona Benta que começou lá nos anos 70 quando uma das empresas de alimentos mais importantes do Brasil, a J.Macêdo, criou uma linha de produtos inspirada na avó de três netos: Narizinho, Pedrinho e Emília. A dona do Sítio do Pica Pau Amarelo, retratada na obra de Monteiro Lobato veio para deixar a vida na cozinha mais gostosa. O tempo foi passando, Dona Benta foi crescendo e os consumidores foram encontrando na marca uma verdadeira amiga da cozinha.
A companhia J.Macêdo foi fundada em Fortaleza/CE no dia 9 de setembro de 1939, por coincidência no mesmo ano que eu nasci.
Tema: Relacionamentos comerciais