CRISTIANISMO NO PODCAST
De vez em quando me aparece a sugestão para assistir a um desses muitos podcast que o youtube disponibiliza.
Pretensos ESPECIALISTAS é o que não falta para qualquer assunto. Por vezes é o programa inteiro, noutras ocasiões, recortes com os “melhores momentos”.
Alguns são bem interessantes com pessoas que demonstram dominar perfeitamente os assuntos, com as interações entre os participantes com alto nível acadêmico, porém há outros não dá para aguentar nem os primeiros minutos.
Talvez por possuírem o apelo do inexplicável, são bem comuns os programas que abordam temas religiosos e sobrenaturais com mensagens do além, previsões estapafúrdias e conselhos para a pessoa se precaver das catástrofes que, nunca têm data marcada para acontecer, mas que estão garantidas as realizações de tudo o que está sendo dito, porque não se trata de “SE acontecer”, mas “QUANDO acontecer”...
São muitas as discussões sobre o texto bíblico com relevância para o novo testamento, o qual considero ser a única vertente religiosa aplicável aos brasileiros, uma vez que o judaísmo do antigo testamento, o islamismo e as religiões hinduístas não são compatíveis com a nossa maneira de ser. Pode até haver alguém que, como ponto fora da curva, siga uma dessas doutrinas, mas a maioria segue o cristianismo nas diversas adaptações feitas pelos católicos, evangélicos, espíritas ou os praticantes das religiões de matrizes africanas.
Raramente se vê alguém que se diz cristão, dar relevância à simplicidade do cristianismo. São apenas dois mandamentos: Mt 22:37 “Ama a Deus sobre todas as coisas”; e Mt 22:39 “ ama ao próximo como a ti mesmo”.
Analisando o comportamento humano desde sempre, podemos dizer que é impossível haver um cristão verdadeiro.
Nas diversas interpretações do cristianismo há influência dos preceitos descritos no antigo testamento. As festas e práticas religiosas herdadas do judaísmo são adaptadas, livres das severas imposições da sua ortodoxia. E tentamos conciliar nossa maneira de ser com a fé baseada nas epístolas de Paulo apóstolo que, em última análise, é o fundador do cristianismo que Constantino oficializou como religião para todo império romano.
Muito se fala sobre obrigações e comportamentos, mas sempre deixando de lado a simplicidade filosófica na essência dos ensinamentos de Jesus vez que, o templo é cada um de nós para a formação da igreja, principalmente, familiar.
“É complicado”.
Como diz o paulista, quando quer dar a conversa por encerrada...