Teoria da Conspiração
"Só sei que nada sei"
Amanheci cuspindo marimbondo. Com vontade de criar uma Teoria da Conspiração. Adoro! Minha hipótese: Fernando Pessoa é a reencarnação de Platão. Vou mostrar suposições que contrariam a compreensão predominante dos eventos históricos ou dos fatos, para provar a minha teoria. É uma questão de fé que pode ser refutada.
Platão criou uma figura misteriosa chamada Sócrates, que ficou famosa principalmente por seus relatos e peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Os diálogos de Platão com Sócrates são as evidências mais abrangentes da sua existência.
Vejam bem...
Sócrates fez contribuições importantes e duradouras nos campos da lógica e da filosofia. Mas não há evidências de que ele mesmo tenha escrito alguma obra. Antigamente, a informação do saber era passada essencialmente pela via oral. Porém, quem conta um conto aumenta dois pontos. Isso é fato!
O que teria dito Sócrates na hora de sua morte para Fernando Pessoa.
"Mas eis a hora de partir: eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo,
ninguém o sabe, exceto os deuses".
Fernando Pessoa captou a mensagem rapidamente: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo" por isso eu digo:
"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor. A dor que deveras sente".
Platão, em sua Academia profetizou: "Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo".
Fernando Pessoa responde furioso: Eu "Não sou nada. Nunca serei nada". Não posso querer mover o mundo. Eu vou deixar que os meus heterônimos falem por mim. "Um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é, e se soubessem quem é, o que saberiam?". Nada! Não sou nada!
Ah, "Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer"!
... E viva a poesia!!!