CONJECTURAS OPORTUNAS E NECESSÁRIAS

Terça-feira, 3 de Setembro de 2024.

A sabedoria popular em seu bojo possui definições incontáveis. Todas elas com significados profundos. Que foram retirados do dia a dia da população. Deste país e também do mundo. Mesmo assim há ou haverá aqueles que não prestam atenção em coisa alguma,manifestando toda a sua ignorância, apesar de tudo.

Numa delas, a que diz: "o pior cego é aquele que se recusa a enxergar o que acontece ao redor", deve ser muito bem observada e atentada. Porque pode enquadrar aquele que a mostra para quem quiser. Mas isso acontece em raras ou raríssimas ocasiões, haja vista que apresentar uma certa situação é algo que precisa de muito cuidado e atenção.

Entretanto, com relação a tudo o que anda acontecendo em nosso país, faz-se necessário prestar muita atenção para qual lado deve-se olhar. Desde o momento que se vê pessoas de caráter ilibado criticar algo ou alguém, são situações a valorizar. Ninguém nessa condição se colocaria em risco de equívocos. Principalmente sob o aspecto moral.

Contudo, nesses dias atuais que andamos vivendo, muita gente anda tentando se passar pelo que não é. Mesmo que possua currículo extenso, colocação destacada no geral, até mesmo cargo de importância no país, mas seus exercícios falhos, mostrados por atos também falhos, destaca-se tanto que faz com que sejam observados de forma nítida e clara por muitos.

As razões foram e são muitas, as que transformaram nossa nação em algo estarrecedor. E é no âmbito público/político onde existem as maiores aberrações da moralidade. E depois de uma citação de Lula, feita em 1993, quando declarou que "há 300 picaretas no Congresso Nacional", mesmo que ninguém tenha desejado saber seus nomes exatos, mesmo assim a situação da imoralidade ficou escancarada desde então.

Pegando-se esse mote, poder-se-ia indagar o seguinte: quantos picaretas existem nessa atualidade no âmbito coletivo brasileiro?". A resposta, com certeza, estarreceria a muitos. Isto porque estamos atolados em tanta imundície e sujeira, que não se sabe o nível delas. Bem como suas profundidades.

E a situação é tão complexa que se pode considerar que elas nem estão sendo observadas por muitos, podendo-se atribuir à ignorância coletiva que rola atualmente no Brasil. E o desinteresse de grande parte da população é avantajado. Provocando, com isso, o aumento daquelas mesmas imundícies e sujeiras.

Sendo assim, como saberemos até onde esse revertério irá? E o que será necessário acontecer para ver seu término?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/09/2024
Reeditado em 04/09/2024
Código do texto: T8143120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.