Comícios são uma das melhores coisas de Charqueadas

 

Infelizmente ocorrem apenas de quatro em quatro anos, em período de campanha eleitoral nas eleições municipais, mas são uma das melhores coisas que você pode curtir em Charqueadas. São a nossa Olimpíada, a nossa Copa do Mundo, em suma, uma tradição da cidade desde 1982, quando da emancipação do Município.

 

Tu vais num e a atração principal, obviamente, são os candidatos a prefeito, vice e vereadores, mas o melhor, do ponto de vista do cidadão pra além do eleitor, é o que acontece embaixo do ornamentado palanque, na rua. As pessoas sorrindo, de boa, tremulando as multicores bandeiras dos partidos e candidatos ao ritmo dos jingles de campanha. Tu colocas as conversas em dia, assuntos até de anos! Fica sabendo como vão algumas pessoas que já não encontras faz tempo. Come cachorro-quente, espetinho, bebe um chope ou uma caipira, etc.

 

Eles começaram como comícios, mas na segunda metade anos 1990 passaram a ser showmícios, "superproduções" animadas por músicos locais e, até mesmo, por esquetes teatrais. Já fui a showmício com cerca de 7.000 pessoas na Cruz de Malta! Hoje, voltaram a ser apenas comícios, por exigência da legislação eleitoral, entretanto mantém o vigor junto à comunidade.

 

Existem inúmeras histórias que fazem parte do folclore em torno dos mesmos, principalmente ligadas aos postulantes à prefeitura: a montanha de humildade e o bica meu galo do José Manoel, o Aldo Baratão com um ovo só desde o amanhecer, o Anápio Ferreira que estava sempre voltando em seu jingle e o Doutor Jaime que ia na missa dos evangélicos, dentre uma miríade de outras impagáveis que, tenho certeza, muitos guardaram na memória através das décadas.

 

Charqueadense anda no meio da rua e gosta de comício, é da sua natureza social. A D O RO comício em Charqueadas e recomendo participar destes, pois é um evento que transcende a política, é uma forma única de lazer e interação social.

 

PS - Como é época de campanha, não usarei foto de comício ou showmício de hoje ou do passado pra não dar margem a interpretações de possível influência eleitoral, assim coloco a foto de dois cartões postais da cidade.