Recebendo um livro

É sempre com muita alegria que recebo livros, especialmente quando é o autor que a mim o envia, o que considero um privilégio e manifestação de grande consideração e estima, pela qual talvez jamais consiga devolver na mesma forma ou proporção, razão pela qual desdobro-me em agradecimentos, sem ocultar minha grande admiração e sincero apreço.

Montezuma Cruz, jornalista que remonta mais de 1/2 Século de alto profissionalismo, fotógrafo, radicado em Porto Velho - RO, amigo de longa data. Uma busca no google pelo nome dele dará para bem aquilatar o quanto de conhecimento e experiências acumulou nesse longo tempo dedicado à imprensa e às notícias nessas fronteiras bravias desse imenso Brasil. E, devo dizer, até mesmo por testemunho, que tudo iniciou lá no jornal editado por estudantes do Colégio Estadual e Escola Normal Dr. Miguel Priante Calderaro, na pequena cidade de Bernardino de Campos - SP. Bons tempos!

"Território Dourado" mostra a saga dos garimpeiros, um retrato autêntico do que sejam essas aventuras pelo antigo Território do Guaporé,, atual Rondônia.

Histórias sinceras do garimpo de ouro, violência nas corrutelas, apogeu e queda da zona boêmia porto-velhense.

A mim, o tema sempre se revela excitante. E talvez também por ter conhecido muito de pertinho o poderoso Rio Madeira, onde a maioria dos relatos desse livro se deram.

Muito antes de tudo isso, recebemos em casa, em visita ao meu pai por volta de 1962-63, o historiador, jornalista, engenheiro, professor de Matemática e Física, fotografo documentarista e escritor brasileiro, pioneiro em expedições para cobertura jornalística pelo interior do Brasil em processo de desenvolvimento, Manoel Rodrigues Ferreira, que nos deixou livros de sua autoria (O mistério do ouro dos Martírios e A causa do subdesenvolvimento do Brasil), e foi autor também do livro sobre a EFMM - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré "A ferrovia do diabo".

Mas, mais recentemente ainda, a região me despertou a atenção nas atividades profissionais e foi quando me vi envolvido no desenvolvimento dos projetos de construção das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, entre os anos de 2006 e 2012. A região de Porto Velho foi objeto de muita pesquisa, também como atividade acadêmica, no desenvolvimento do TCC de um MBA na FIA, (Gestão socioambiental aplicado à energia hidrelétrica), motivado pela preocupação social, ambiental e econômica no desenvolvimento desses dois importantes projetos para aquela região e para o Brasil.

É fascinante ler as obras do Montezuma! Acho que tenho todas!

Recomendo mais essa!

Muito obrigado, meu caro amigo!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 02/09/2024
Código do texto: T8142760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.