Ficar

Eu não sei ficar, por tanta coisa que passei e senti, aprendi que é melhor ir antes que o outro se vá, ir em todos os sentidos, para que não ocorra o apego e com isso não venha a me machucar.

Te digo que não é fácil viver assim, a mente fica em alerta, analisando as mais sutis expressões, antevendo reações e reagindo ao que ainda está subentendido, uma palavra mal colocada, um silencio deslocado do tempo, um olhar desigual, tudo se transforma em gatilho e uma mensagem intermitente não sai da mente: Vai, não olha para trás!

O outro ainda tenta ou não tem noção do que o espreita, de uma forma ou outra, não sei bem como explicar, só não dá para continuar, por vários motivos que a razão desconhece, um incomodo enlouquecedor se estabelece e com o tempo tudo piora, no menor de sinal de rejeição é hora de ir embora.

E esse ir embora se dá de várias formas, matando o que têm por dentro, se distanciando a todo momento, mudando o jeito de agir na tentativa de fazer o outro ir, o ir embora não se dá apenas de forma mecânica, na verdade esse é o ultimo estágio do sair, ao chegar nesse ponto já não há mais ninguém ali.

Me perguntam o porquê de eu não escolher ficar, tentar, continuar, não se pode escolher algo que desconhece o significado, não sei como seguir um caminho ao qual minha mente diz a todo momento que está errado.

Eu não sei ficar, nunca me foi ensinado que está tudo bem também estar errado, que perfeição não existe, que somos falíveis, não somos deuses para sermos invencíveis, que o outro também tem seus defeitos e que as coisas não vão ser sempre do mesmo jeito, que cada um está lidando com seus demônios internos e que só podemos esperar que temos alguém em quem confiar.

Ficar é sim uma escolha, uma escolha difícil, onde, por vezes, 99,8% das vezes, será necessário lutar contra tudo e todos, contra si e contra o outro, para que aconteça, para que permaneça.

É uma escolha feita dia a dia, mas para que seja possível escolher é preciso que aja segurança, respeito, entrega, confiança, no outro ser para que o amor possa florescer e, assim, ficar seja o único meio de dar sentido ao que é o amar.

Quem sabe um dia eu encontre alguém que me ensine, que me forneça a segurança necessária para que minha mente não precise me sabotar e que eu não tenha mais razões para ir, que todos os dias, mesmos nos ruins, eu me lembre do porquê eu decidi não ir embora, do porquê escolhi ficar.