Cantando nas nuvens

A música é universal, a mentira é particular.

Tudo o que vejo parece que é mentira. Às vezes penso que não sou eu quem está ali no espelho. Me vejo mais velho do que sou. Às vezes acho que sou rico, bonito e mentiroso. A mentira é mais gostosa que a verdade. As pessoas mentem para depois dizer que foi uma brincadeirinha. Vejo isso o tempo todo. Sempre falo que nunca sabemos a verdade de nada e nem de ninguém. Creio que isto seja uma doença contagiosa e incurável.

Lembrem-se de 30 de janeiro de 1969. É um marco importante na carreira da banda inglesa The Beatles. Era uma quinta-feira meio-dia, horário britânico. Um bando de loucos no telhado. Pelas roupas é possível ver o frio que assustou o grupo. Talvez uma providência divina para aliviar os nervos.

Devido à baixa temperatura no terraço do edifício, Lennon pediu emprestado o casaco de pele de sua esposa, enquanto Ringo Starr usou a capa vermelha de Maureen Cox sua mulher. George Harrison apareceu com uma calça verde o que me causou surpresa. Paul Mccartney, como sempre de terno a rigor. Por isso já dá para imaginar que tudo foi no improviso, que nada foi organizado.

A ideia para o show no telhado tem vários donos, mas ninguém sabe quem escolheu. Alguns dizem que foi John Lennon. Eu até acredito. O engenheiro de som disse que a ideia foi dele, mas eu tenho algumas dúvidas. Nunca vamos saber quem foi o pai da criança. Para mim não faz a mínima diferença.

John Lennon não conseguia lembrar as letras das músicas. Ele pediu para um assistente de escritório da Apple para segurar uma placa com as letras. É de imaginar a loucura do espetáculo. Coisa de gênio! Paul McCartney improvisou a letra de sua música "Get Back".

Em 42 minutos foi tocado cinco músicas: três vezes "Get Back", duas vezes "Don't Let Me Down" e "I've Got a Feeling" e uma vez "One After 909" e "Dig a Pony". Essa apresentação demostra mais uma vez o improviso da banda.

Eu vou me referir apenas a "Get Back" e "Don't Let Me Down". Que são as que mais gosto. Quem escreveu "Get Back" foi Paul McCartney. Segundo John Lennon, uma indireta para Yoko Ono. Por outro lado que escreveu a letra de "Don't Let Me Down" foi de John Lennon. Chamo atenção para essas duas musicas porque para mim, elas são simbólicas. Paul McCartney detona Yoko Ono dizendo: "Volte para o lugar de onde veio.". Por sua vez John Lennon faz uma declaração de amor para ela. Isso para mim, é visível, enquanto Paul McCartney canta "Get Back" rindo e olhando para Yoko que está sentada do lado esquerdo do palco. Incrédula, ela passa a mão pelos cabelos. Por sua vez John Lennon canta "Don't Let Me Down" como se aquela fosse sua última declaração de amor para Yoko. Sua voz parece vir do fundo das suas entranhas mais profundas. Seu semblante é sério e rijo. Ringo parece não acreditar no que está ouvindo e assistindo. Fica pasmo!

Eu acho que o grande responsável pelo fim dos Beatles é Paul McCartney por ter ciúmes de John Lennon. Paul McCartney fez Stu, um amigo de John Lennon, cantar de costas para a plateia. Segundo porque ele nunca deixou George Harrison sair da sombra. Terceiro por que Yoko assumiu o seu lugar. Ela queria cantar, compor e dar palpite em tudo. Acabou conseguindo!

Estas são opiniões de um fã. Nem tudo o que brilha é ouro.

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 01/09/2024
Reeditado em 01/09/2024
Código do texto: T8141974
Classificação de conteúdo: seguro