BANDEIRA DO BRASIL
BANDEIRA DO BRASIL
Criei meus filhos, Andre e Paulo e minha filha Magda, sempre contando-lhes as histórias de minha infância e de minha juventude em Rosário do Sul.
As histórias que eles mais gostavam de ouvir eram as que lhes contava de como comemorávamos, nos anos sessenta, a Semana da Pátria e as cerimônias e as homenagens que prestávamos, a nossa Bandeira, ao dia da nossa Independência e a importância que dávamos ao nosso hino.
Estes relatos pelas reiteradas, vezes que lhes foram contados lhes incutiram um respeito e uma veneração singular pela nossa Pátria.
Neste final de agosto, meu filho Paulo imaginou em colocar a Bandeira da nossa Pátria hasteada, diariamente, em frente as nossas residências.
Comentou este desejo com um seu amigo que, respeitosa e moderadamente, lhe aconselhou a não tomar esta decisão porque poderia, o seu ato de patriotismo, ser entendido como uma preferência pelo partido e pelas ideias do ex-presidente Jair Bolsonaro o que, com certeza, lhe traria riscos pessoais, tanto para si como para nossa familia.
Me relatou a opinião do seu amigo e eu, embora agradecido pela preocupação, fiquei extremamente estarrecido diante da divisão a que chegamos, como povo e como país.
Essa divisão chega a tal ponto, que se torna perigoso declarar-se, pacificamente, que se é um Patriota.
O meu estarrecimento cedeu lugar a uma indignação diante de fatos que nos levam a constatar que chegamos a um momento crucial de nossa história e que precisamos, de alguma maneira, mudar o rumo dos nossos passos como sociedade, como povo e como nação.
E, depois de muito pensar cheguei a uma decisão de cunho, estritamente, pessoal:
Amanhã dia primeiro de setembro a Bandeira da nossa Pátria tremulará, aos ares, na frente das nossas casas.
Às 18:00 horas da tarde será arriada para ser hasteada, novamente, na manhã seguinte.
Ao final da tarde do dia 7 de setembro será retirada para- no seu dia- 19 de novembro ser elevada, novamente para que, com satisfação, possamos dizer que, todos da nossa familia temos honra em sermos brasileiros , amamos a liberdade e cultuamos a nossa Bandeira, como símbolo maior de nossa Pátria.
(Recanto da Ana e do Erner, 31.08.24- Capão Novo)