Hipnose

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Estamos presenciando a repetição de desejos que estão na mente de muitas pessoas. O que está no inconsciente é chamado a vir ao nível consciente.

- E essa repetição incansável de desejos leva as pessoas a acreditarem com muita força mental. Algo como “seu desejo irá se concretizar”.

- Exato. E você sabe quem são os grandes mestres nessa arte de repetir exaustivamente até as pessoas acreditarem? A arte da sugestionabilidade?

- Tenho um palpite: lideranças de igrejas e lideranças políticas. Acertei?

- Dez, com louvor. As campanhas são tão convincentes que você diz a si mesmo: agora tudo vai dar certo. E a ilusão está criada.

- Ilusão que não se concretizará. Esse fenômeno tem um nome técnico, não?

- Chama-se hipnose coletiva. Quanto melhor foi a campanha, mais pessoas acreditarão na promessa e farão o que lhes é incutido na mente.

- A igreja que convence os fiéis de que só doando generosamente é que serão abençoados e realizarão seus desejos. E as pessoas doam até o que não têm.

- Ou o candidato que convence o eleitor de que só ele será capaz de resolver os grandes problemas da cidade. E o eleitor acredita nele e lhe dá o voto.

- As lideranças de igrejas e as lideranças políticas têm dois grandes aliados nessa tarefa de hipnotizar o povo: a memória curta e a ignorância do povo.

- Perfeito. Somos uma sociedade em que a maioria não aprendeu a pensar; não sabe comparar e contrastar. Não sabe separar os prós dos contras.

- Exato. Não aprendeu a fazer uma avaliação crítica do que lê nem do que ouve. Não consegue enxergar que onde há vantagens, há desvantagens.

- E o outro aliado dos manipuladores profissionais é a memória curta da sociedade. Um discurso bem construído é suficiente para cegar o ouvinte.

- Será que é possível sair desse labirinto que não leva a lugar algum?

- Parece que estamos condenados. Precisaríamos saber pensar, mas...

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 31/08/2024
Código do texto: T8140872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.