Gosto é uma coisa pessoal

Assistindo a um vídeo motivacional do canal Dhar Mann no Youtube, fiquei estarrecida ao ver a história de uma adolescente que era zombada por gostar da princesa Elsa, do filme Frozen. Enquanto o vídeo passava, eu me perguntava: "Por que zombar de uma pessoa por causa de algo que ela gosta?" Isso tudo me fez lembrar o quanto já fui criticada por gostar de assistir a Chaves mesmo quando já não era criança. Aliás, até hoje, gosto de assistir a desenhos e se alguém vem me criticar eu falo: "Em que isso lhe afeta? Não estou prejudicando ninguém."

Cansei de ouvir pessoas dizendo que assistir a Chaves me idiotizou. Engraçado que muitos programas, filmes e novelas que fazem sucesso não são nada edificantes. Penso nisso quando ouço esse funk vagabundo cheio de termos chulos que fala de sexo de forma bem grotesca. Assistir a Chaves é pior do que ouvir isso? Depois, por que julgar uma pessoa por causa de algo que só diz respeito a ela e que não a torna melhor ou pior do que ninguém? Por acaso o caráter da pessoa não importa?

Ainda bem que a história da menina termina bem, mas na vida real muitos são os casos de pessoas desprezadas e julgadas erradamente por gostarem de algo que a maioria não gosta. É uma pena que haja tanta gente que se julgue no direito de desprezar uma pessoa por razões tão mesquinhas. Gosto é uma coisa pessoal e cada um é livre para gostar do que quiser. Se uma pessoa tiver um gosto ruim, lembremos que gosto não se discute. Em certos casos, simplesmente se lamenta. Porém, também é bom que nunca esqueçamos que o gosto de uma pessoa é assunto só dela e, caso ela não esteja incomodando ninguém, deixemo-las em paz.