PARA ONDE CAMINHAMOS
PARA ONDE CAMINHAMOS ?
São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei.
Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei No 5.700, DE 1 DE SETEMBRO DE 1971.
Fiz esta introdução definindo o que são os Símbolos Nacionais para dar melhor entendimento ao que escreverei a seguir.
Dentre os símbolos da Pátria esta contido o HINO NACIONAL e sobre sua execução a legislação faz as seguintes referências:
O Art. 34. Da lei 5.700 acima mencionada diz que é vedada a execução de quaisquer arranjos vocais do Hino Nacional, a não ser o de Alberto Nepomuceno; igualmente não será permitida a execução de arranjos artísticos instrumentais do Hino Nacional que não sejam autorizados pelo Presidente da República, ouvido o Ministério da Educação.
O PL 2.303/2022 prevê detenção, de dois a quatro anos, e multa para quem “destruir ou ultrajar símbolo nacional em público, ainda que a conduta seja praticada fora do território brasileiro”
Inobstante estes rígidos comportamentos que, por força de legislação devem ser observados, em um comício do Candidato do Psol a Prefeito de São Paulo, com a presença do sr. Luiz Inacio da Silva, o Hino Nacional foi cantado com alterações vocais da Letra. (Para ouvir clique no “link” abaixo deste texto)
Este fato, nos dá uma fotografia, sem retoques, do momento de desmoralização, de falta de vergonha, de desrespeito aos Valores Nacionais que a custa de muito patriotismo, sofrimento, lutas e sangue conseguimos construir, em passado, não muito distante.
E, o pior é que a autoridade máxima da Nação estava presente e, descaradamente, silenciou.
Se fizesse honra ao cargo que ocupa e a responsabilidade que este cargo lhe traz, deveria ter levantado a mão e mandado parar, imediatamente, a execução do hino, por parte da medíocre “cantora”! que, desafinadamente, se apresentava.
Com certeza, se tivesse feito isto, entraria para história.
Mas preferiu por ignorância ou por concordar com o delito cometido silenciar e, com isto, dizer que se coloca ao lado e que apoia aqueles que, histórica e sistematicamente, querem destruir os valores mais altos de nossa pátria e de nosso povo.
Esse fato soma-se a centenas de outros que nos sinalizam que estamos caminhando para momentos difíceis que, em futuro breve, mudarão completamente a fisionomia do país e soterrarão, de maneira definitiva, nossos conceitos de patriotismo, familia, honra, dignidade honestidade, respeito e vergonha na cara.
Estamos caminhando para nos igualarmos a outras geografias das Américas do Sul e Centra aonde estes valores já foram, totalmente, suprimidos.
Para mostrar nossa perplexidade ante a escravidão moral que lhes é imposta e está caminhando para ser imposta ao nosso povo, resta-nos lembrar dos versos contundentes de Castro Alves, contra a escravidão física da qual um dia fomos autores e que tanto remorso e vergonha, hoje, nos causa.
“Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!”
https://www.youtube.com/watch?v=tucIQwIe7Ms&t=14s