Um professor descompensado

Ensinar é um ato Divino.

Eu falo sobre a vida das pessoas o tempo todo, o que é uma delícia. Hoje vou contar uma parte da minha história: Fui professor de uma Universidade durante dez anos. Dava aulas para o último semestre, o que já é uma dificuldade. Todos os alunos fazem convites de formatura, convidam parentes que moram em outras cidades. Isso para mim era um perrengue, a princípio, não devia reprovar ninguém.

Nunca quis ser professor universitário. Sempre achei que deveria estudar mais e me via distante de uma sala de aula.

Certo dia um colega de trabalho perguntou a mim se eu era economista. Respondi que sim. Ele disse: "então você me substituirá na Universidade por duas semanas".

__ Ficou louco?!

__ Você é ou não é Economista?

Lá fui eu por duas semanas.

No final dei Graças a Deus.

Quando já estava saindo, no último dia, o chefe do Departamento de Contabilidade disse que queria falar comigo.

__ Tenho um convite para você.

__ Para mim?

__ Sim, estou lhe oferecendo uma vaga de professor de Auditoria, me disseram que você é contador.

Lá fui eu. Último semestre, três vezes por semana.

Primeiro dia.

Cheguei cedo. Fiquei na primeira carteira, como se fosse um aluno. Estava com os nervos à flor da pele. Tentei respirar por um segundo. Ninguém me conhecia. O ex-professor da matéria era um senhor de idade. Nada parecido comigo.

Os alunos foram chegando e espalhando fitas de papel higiênico pela sala. Fiquei paralisado.

Até que alguém disse: "O professor não veio, vamos embora".

Levantei no susto.

__ Depois que tirarem as serpentinas começaremos a aula.

Quando tiraram tudo eu disse:

__ A aula terminou.

Fiquei na porta da sala para que passassem em fila indiana. Cada um que passava eu dizia: TALENTO! TALENTO...

Essa foi a melhor turma que tive nas minhas andanças como professor.

Tenho saudade deles.

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 28/08/2024
Reeditado em 02/09/2024
Código do texto: T8138910
Classificação de conteúdo: seguro