A vida é um mosaico de cores vivas

 

Aluu! Iterluarit kumoorn meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui na minha residência literária a fim de ler crônicas de boas novas. Ajudungila?

 

Na Terra do Gelo, onde o sol não se põe no verão e se posta, impávido e amarelo, sobre as montanhas na linha do horizonte. Onde o calor de 10º nos faz felizes a andar de camiseta nas 24 horas do dia. Pra que dormir? Só sestear, de sexta à sexta. Ah, o adorável verão do Hemisfério Norte.

 

Os icebergs se desmancham, translúcidos azuis e esverdeados sobre o oceano. As casas coloridas dançam em festa ante os olhos, sob o sol, enquanto caminhamos entre as flores. Nós, os europeus que pra cá vieram há tempos idos. Trouxemos a civilização e a doença. Primeiro nos navios, agora nos aviões, dor e delícia de um mundo que passou a ser uno. Cada vez mais uno. O pum que deram no Brasil ecoa e quase cheira aqui em Charky City no minuto seguinte.

 

Maravilhas da tecnologia, do setor de transportes, onde meses viram dias, e das telecomunicações, onde distâncias e tempo inexistem. As doenças, agora, são pandêmicas: adoecem no Brasil e em Charky City, em dias... Mas a gente sobrevive e dá a volta por cima, como sempre, celebrando a graça da vida.

 

Dois meses se passaram. Parraram. Ficamos.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 25/08/2024
Reeditado em 01/09/2024
Código do texto: T8136587
Classificação de conteúdo: seguro