O SENTIDO DA VIDA.

Qual é o sentido da vida?

Pergunta complicada essa. Pode até carregar a ilusão de que parece fácil, porém, definitivamente não é para a maioria das pessoas. Não é o tipo de pergunta que respondemos, assim, de cara, a pronta entrega. A pergunta requer reflexão, pensamento, análise, requer filosofia da parte de quem vai responder, e nem sempre se chega a um resultado. Quisera fosse fácil respondê-la tão prontamente. Eu, por exemplo, demoraria para dar uma resposta certeira, que tivesse sentido e profundidade para mim, se é que consigo. Também não vale qualquer resposta copiada de outros, a coisa tem que fazer valer para você, ter razão de ser unicamente sua. Dizer que é isso ou aquilo só porque ciclano ou beltrano falou, não vale... Quero ver mesmo a resposta te preencher por dentro e por fora.

Afinal, qual é o sentido da vida?

Para muitos, a religião estaria atrelada a resposta, uma vez que, o religioso, frequentador assíduo de uma denominação responderia dentro de seu contexto de vida e serviço dentro da entidade a qual faz parte. Minha mãe, por exemplo, responderia qualquer coisa nesses parâmetros. No entanto, ainda fica certo questionamento, como se a resposta necessitasse de algo a mais. É como se a pergunta continuasse sem resposta.

Talvez, para alguns, o sentido da vida esteja atrelado a capacidade social e condição financeira de um indivíduo. Para algumas pessoas basta ter dinheiro de sobra na conta e pronto. Contudo, me permita recorrer à memória, minha memória e lembrança. Na minha adolescência eu acreditava que deveria ser padre, ir para o seminário, estudar e tal... Foi o que fiz. Seminário Legionários de Cristo, Arujá, São Paulo. Lá estava esse jovem cronista, na ânsia do sacerdócio, pelo menos era o que eu acreditava, e naquela época fazia todo o sentido. Nessa mesma época, lá dentro do seminário fiz amizade com um rapaz por sobrenome, "Patto" - se não me falha a memória. Esse amigo era filho da família mais rica da Argentina, ele dizia que tudo quanto desejava estava ao seu alcance, dinheiro não era problema. Mesmo podendo comprar e ter tudo o que desejasse, ( nada daquilo fazia sentido), eram essas suas palavras. A riqueza não deu sentido para vida dele, porém, abandonar a fortuna da família e servir como um simples sacerdote fazia todo o sentido para vida dele. No meu caso, tempos depois eu percebi que ser padre não fazia sentido nenhum para mim, por fim, deixei o seminário e a minha vida tomou outros caminhos, é claro que, as valiosas lições da vivência no claustro as carrego para a vida toda.

Mas... Qual é mesmo o verdadeiro sentido da vida?

Para ser sincero... Eu ainda não sei dizer exatamente, com força, convicção e profundidade o verdadeiro sentido da vida para mim. Não é que eu não tenha nenhuma resposta, muito pelo contrário, eu lhes daria várias delas, e, dentre as tais, qual é a que faz mais sentido, tem maior força, pesa mais ao coração. Pois bem... Eu não sei lhes dizer. Talvez você, assim como eu, não saiba a resposta para você mesmo, embora perceba facilmente o sentido da vida para o seu amigo. Para o "Patto", ser um sacerdote ao serviço do próximo sem ganhar nada é o verdadeiro sentido da vida. A pergunta continua para muitos de nós. Quem sabe já estamos vivendo o verdadeiro sentido das nossas vidas e não percebemos ainda, de repente, a verdadeira resposta não esteja conosco, e sim com aqueles ao nosso redor.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 25/08/2024
Código do texto: T8136576
Classificação de conteúdo: seguro