Sensações

Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Da última vez, falamos sobre flatulências odorizadas, lembra-se?

- Sim, com odor de jasmim. Você fez mais alguma descoberta sobre o tema?

- Na ilha mediterrânea de Malta, cientistas desenvolveram um sensor para capturar odores. Um microfone capta sons e esse sensor capta odores.

- E os odores são digitalizados também? Como os sons? E armazenados?

- Perfeitamente. O projeto inicial era voltado a grandes perfumistas para gerar um banco de dados de essências sem precisarem dos frascos físicos. Como o resultado do projeto foi um sucesso, acabou tendo outras aplicações.

- Algo que sempre me perguntei é sobre aparelhos de TV emitindo cheiros. Imagine assistir a um programa culinário e sentir os aromas na sua sala.

- Bingo. Isso já existe; é a captação em três canais: som, imagem e odor. Os aparelhos de TV ainda são caros, mas logo a tecnologia será simplificada.

- E como funciona o dispositivo no aparelho de TV? Esse que emite os odores?

- É um bico do qual sai o ar odorizado. Uma minúscula ventoinha ajuda a dissipar o ar odorizado no ambiente. O refogado de alho da imagem vem com o cheirinho tentador que invade a sua sala. Pense nisso!

- E as propagandas de desinfetantes, sabões, amaciantes, sabonetes, desodorantes, colônias serão sentidas na sala de casa. Impressionante!

- No controle remoto da TV há a tecla “mute” para remover o som. Nesses aparelhos, há uma tecla para desativar a emissão dos odores. É instantâneo.

- Mas alguém inventará um dispositivo compacto para esparzir ar odorizado a partir do acesso a um banco de dados de odores. Isso será uma revolução!

- Esse aparelho já existe e vem sendo testado em hotéis, para odorizar elevadores, quartos de hóspedes e as grandes áreas comuns. Sem produtos!

- Imagine a economia, sem mencionar que não haverá mais frascos e embalagens para descartar. Para a população, se cheira bem, está limpo. Pense em como as pessoas serão enganadas pela imundície que cheira bem...

René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 24/08/2024
Código do texto: T8135817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.