A importância do Carpe Diem

Carpe diem é parte da frase latina “carpe diem quam minimum crédula postero”, extraída de uma das Odes de Horácio e que possui diversas traduções possíveis: “colhe o dia”, “desfruta o presente”, ‘vive este dia”, “aproveite o dia” ou “aproveita o momento”, segundo a Wikipedia.

A importância de viver cada dia de maneira única e não deixando coisas menores impedir o viver diário é bem grandioso, pois ninguém sabe o dia de amanhã.

Segundo Horácio, a vida é breve e beleza perecível. Carpe diem é lembrar que a vida é breve e efêmera, por isso, cada instante deve ser muito bem aproveitado.

Dias atrás, tivemos um acidente de avião que matou 62 pessoas e cada uma delas tinha um destino e objetivo com essa viagem que foi interrompida com a morte de todos eles. Histórias distintas que se entrelaçaram nesse voo que culminou com o trágico acidente aéreo que ceifou a vida deles.

E uma semana depois, mesmo estando hospitalizado com gripe H1N1, o apresentador e empresário Silvio Santos partiu desse mundo aos 93 anos, deixando um legado importante e exemplo de sucesso na vida, sendo camelô e chegando a proprietário do SBT, colaborando com os sonhos de muitos brasileiros que foram sorteados ou ganharam seus games, ao longo de tantos anos.

A vida é assim: um dia estamos vivos e “carpinejando” e outro num passo de abrir e fechar os olhos, estamos desenganados e partindo desse mundo, perdendo a vida.

O que devemos fazer então? Viver intensamente o hoje que sabiamente se chama PRESENTE e deixando o AMANHÃ para viver quando chegar a hoje, mesmo que nos programemos para isso.

Uma frase nas redes sociais diz: “Ama hoje, perdoa hoje, beija hoje, abraça hoje... faz tudo hoje, não deixe para amanhã. Porque somos instantes e num instante não somos nada”.

Siga, então, esse poderoso conselho e carpe diem sempre!

ROFA
Enviado por ROFA em 23/08/2024
Código do texto: T8135612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.