PENSANDO SOBRE O FANATISMO

PENSANDO SOBRE O FANATISMO

No Brasil, a polarização política fanática tem se tornado cada vez mais evidente e nociva para a sociedade. O cenário político do país está extremamente dividido entre duas ideologias, levando a um clima de hostilidade e intolerância entre os cidadãos. Esse extremismo de pensamento tem gerado consequências graves que afetam não só o presente, mas também a história do Brasil.

Uma das principais consequências da polarização política fanática é a incapacidade de diálogo e debate saudável entre os diferentes grupos políticos.

As pessoas se fecham em suas bolhas ideológicas, se recusando a ouvir opiniões divergentes e enxergando o outro como inimigo. Isso gera um clima de desconfiança e divisão que dificulta a construção de consensos e soluções para os problemas do país.

Além disso, a polarização política fanática tem alimentado o discurso de ódio e a disseminação de inverdades, resultando em um ambiente de desinformação e descredibilização da imprensa e das instituições democráticas.

A disseminação de informações falsas e teorias conspiratórias tem contribuído para a perpetuação de discursos de intolerância e violência, colocando em risco a democracia e a liberdade de expressão no Brasil.

Outro aspecto importante a se considerar é o impacto negativo que a polarização política fanática tem na história do Brasil.

A incapacidade de reconhecer os erros do passado e aprender com eles, bem como a distorção da memória histórica, impede a sociedade de evoluir e de construir um futuro mais justo e igualitário. A manipulação da história em prol de interesses políticos acaba distorcendo a percepção da realidade e perpetuando injustiças e desigualdades.

Portanto, é fundamental que a sociedade brasileira reflita sobre os malefícios da polarização política fanática e busque caminhos para promover o diálogo, a tolerância e o respeito mútuo entre os diferentes grupos políticos.

Somente assim será possível construir um país mais democrático, inclusivo e justo, livre dos extremos que ameaçam a harmonia social e a própria história do Brasil.

( Recanto da Ana e do Erner 23.08.24- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 23/08/2024
Código do texto: T8135504
Classificação de conteúdo: seguro