BRASIL UM PAÍS DE BRONZE
Mais uma Olimpíada para a conta do Brasil , já é a de número 25. Nosso país participa desde as Olimpíadas da Antuérpia em 1920. Ao todo já ganhamos 40 medalhas de ouro.
No entanto, o que podemos observar é que enquanto países como China , Estados Unidos , Itália , França comemoram a melhora no desempenho de seus atletas com um número cada vez maior de medalhas , o olhar resignado do brasileiro , já acostumado com o menos , vê minguar , a cada quatro anos , o número do ouro , da prata e do bronze brilhando no peito de nossos atletas.
Depois de 4 anos de uma preparação limitada, com mínimos recursos , nossa delegação conquistou apenas 3 medalhas de ouro , o mesmo número que países como Sérvia , Azerbaijão ou a ginasta americana Simoni Biles.
Nos emocionamos com os sacrifícios que nossos atletas fazem para se prepararem para a competição , choramos ao ver a nordestina que treina de pé no chão , a ginasta que pratica seus treinos na laje da casa , mas convenhamos cenas como estas não ganham medalhas.
Chegamos a Paris com a expectativa de quebrar o recorde conquistado em Tóquio, mas isso não aconteceu , ganhamos menos da metade do ouro que ganhamos na olimpíada de 2019.
Eu me lembro quando eu era criança de um amigo meu que morava na rua de cima á nossa rua , ele chamava muito a atenção pelo seu tamanho desproporcional , era gigante ,nem lembrava a idade que tinha , no entanto devido talvez a sua criação , representava ter bem menos idade , era um menino sem atitude , facilmente manipulado pelos amigos mal intencionados que não perdiam tempo em se aproveitar da sua pouca inteligência e falta de postura. Praticamente era o bobão da turma.
Ele me lembra o Brasil , este gigante , ineficiente , mal preparado que em seus mais de 8 milhões de quilômetros quadrados , foi incapaz de preparar meia dúzia de atletas capazes de trazer o ouro pra casa.
Se o problema fosse somente no esporte não seria tão grave , a questão é que a atração pelo bronze nos persegue em todos os segmentos essenciais de nossa vida de brasileiro. Somos bronze na saúde , na educação , na segurança pública , no cuidado de nossas crianças e idosos. Aprendemos a nos contentar com pouco , nós iludindo que é melhor do que nada.
Trabalhemos , mas trabalhemos incessantemente , mais do que somos capazes , não esperando que os outros façam pela gente , já vimos que isso não funciona , de cabeça erguida , confiantes em nossa capacidade. Desta forma deixaremos para trás esta síndrome do coitadinho que carregamos e transformaremos este imenso país bobão em um país Medalha de Ouro