"Se acaso você chegasse"
Voar e cantar é poesia para mais de metro.
Eu gosto de música, mas sempre grito ...E viva a poesia! É impossível separar uma coisa da outra. Um amigo dos versos sempre me diz: "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa". Não sei o que mais me encanta se a poesia ou a música. Mas realmente não sei o que é a tal da coisa!
Vou usar dois versos da música "Se acaso você chegasse" de Lupicínio Rodrigues para falar sobre poesia. Não vou falar sobre música.
"De dia, me lava a roupa
De noite, me beija a boca"
Sempre briguei com as rimas e sempre apanhei delas com muito gosto e força. Rimar "roupa" com "boca" é para matar qualquer poeta de inveja. Uma rima rica, que me faz lembrar o poeta Castro Alves que rimou "medra" com "pedra" no mesmo verso.
Esses versos vão muito além da rima. É possível imaginar uma relação de marido e mulher. Uma relação prazerosa cheia de carinho. É interessante ver que o autor especifica o ato "me beija a boca". Ele poderia ter dito "de noite me beija" que seria mais simples. Veja que ele fez uma pausa, usando a virgula. Essa vírgula para mim, é fundamental. Valoriza o verso na poesia, não sei como isso ocorre na música. A mesma coisa ele fez no primeiro verso, só que desta vez ele fala do cotidiano, dos afazeres da casa. Observe "me lava a roupa". Ele poderia ter dito: lava minha roupa, mas isso seria simples demais para um poeta.
Outro dado interessante nesses versos é o pronome pessoal "Me" que se refere à primeira pessoa do singular. Se o pronome for retirado os versos deixam de ser narrativos, deixam de ser autobiográficos. É importante observar que esses versos são machistas, mas a letra da música foi escrita em 1937. Hoje certamente Lupicínio seria apedrejado em praça pública.
Lupicínio Rodrigues de 1914 a 1974. Ele foi um icônico compositor e intérprete da música popular brasileira. Sua vida e obra marcaram profundamente a cultura musical do país. Seu legado permanece vivo mesmo após mais de um século do seu nascimento. Na minha opinião, ele foi o grande poeta da nossa música popular. Além das músicas, compôs um dos hinos do Grêmio de Porto Alegre em 1953.
E "se acaso você chegasse", eu ficaria feliz.
... E viva a poesia!!!