O ATAQUE DOS CÃES RAIVOSOS
O TIME DO BORBOLETA E O ATAQUE DOS CÃES RAIVOSOS.
NAQUELES TEMPOS ACONTECIA ASSIM:
OS ATLETAS SAIM DE SUAS CASAS DEVIDAMENTE PARAMENTADOS EM SEUS UNIFORMES DE TRABALHO, INCLUSIVE CHUTEIRAS DE BOAS TRAVAS, CANELEIRAS ACOLCHOADAS PARA PRESERVAR OS GAMBITOS DE UMA OU OUTRA ENTRADA VIOLENTA DOS ADVERSÁRIOS, POIS TODOS MORAVAM POR PERTO.
IAM EM GRUPOS OU UM A UM E SE ENCONTRAVAM JÁ DENTRO DO CAMPO, ONDE O TÉCNICO JÁ ESTAVA AGUARDANDO PARA A ESCALAÇÃO E EXPLANAÇÃO DE TÁTICAS DE JOGO, DEPENDENDO DE QUAL ADVERSÁRIO IRIAM ENFRENTAR.
NAQUELE DOMINGO, DEPOIS DA MISSA, O JOGO ERA DECISIVO E DEPOIS DOS NOVENTA MINUTOS REGULAMENTARES O PLACAR MARCOU SPORT CLUB BORBOLETA 2 X 0 CONTRA O INDUSTRIAL MINEIRA FOOTBALL CLUB, E NOSSO BORBOLETA ERA O CAMPEÃO.
FOI UMA FESTA E A TORCIDA EUFÓRICA SAIU DO CAMPO, CANTANDO: "A VITÓRIA É NOSSA, A VITÓRIA É NOSSA", SOMENTE PARA "AZUCRINAR", MEXER COM MEU TIO HENRIQUE, LATERAL DIREITO DO TIME, QUE ESTAVA NOIVO DE SUA FUTURA ESPOSA, VITÓRIA MOREIRA DELGADO, A PROFESSORA DA ESCOLA LOCAL. E ELE PARTIA PARA A BRIGA, SE FOSSE UM OU DOIS QUE CANTASSE ISSO, MAS, NAQUELA OCASIÃO, TRATOU DE LEVAR NA BRINCADEIRA, POIS, ENFRENTAR AQUELA TURMA ERA DIFÍCIL E SEUS IRMÃOS TAMBÉM PARTICIPAVAM DA ZOEIRA.
APÓS A COMEMORAÇÃO NO CAMPO, O TIME FOI DESCENDO PELA TRILHA QUE DAVA ACESSO À "RUA DO CAMPO", ATUAL RUA SIMÃO GABRIEL SFFEIR, EM FILA INDIANA E DOIS EM DOIS...
QUANDO, AO CHEGAREM NA RUA, UM CACHORRO PRETO, GRANDÃO, QUE METIA MEDO A TODOS QUE POR ALÍ PASSAVAM, CUJO NOME ERA "DICK", VEIO LATINDO, BABANDO E ROSNANDO E AMEAÇANDO ATACAR NOSSOS ATLETAS, QUE COMO RELATADO, VOLTAVAM PARA CASA, TAMBÉM UNIFORMIZADOS E APETRECHADOS COM CHUTEIRAS PESADAS E CANELEIRAS IDEM.
VALENTIM, QUE IA NA FRENTE, CAPITANEANDO O GRUPO, NÃO PESTANEJOU E AO ATAQUE DA FERA, COMO QUE BATENDO UMA FALTA, DEU-LHE TREMENDO CHUTE DEBAIXO DO QUEIXO E O LANÇOU BARRANCO ABAIXO... O CÃO NÃO ERA O ABEL, MAS ROLOU CHAMANDO "CAIM, CAIM, CAIM" E ESTREBUCHOU.
ELE NÃO ATACARIA MAIS NINGUÉM.
ESSE ACONTECIDO PAPAI SEMPRE NOS CONTAVA E NOS ALERTAVA, QUANDO NÓS ÍAMOS AO CAMPO ASSISTIR JOGOS DO BORBOLETA, ANOS MAIS TARDE.
PROFISSÃO DE RISCO ESSA DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ENTÃO...
(ALIÁS, NEM PROFISSÃO ERA), POIS NADA GANHAVAM PARA DEFENDER O CLUBE, ERA UM VOLUNTARIADO QUE LHES DAVAM PRAZER...
(Vicente de Paulo Clemente)