Involução

"Involução: Movimento de regressão, de volta, de retrocesso, de recuo."

A casa está um verdadeiro caos. Minha mãe usaria a palavra “chiqueiro”. A cozinha tem restos de comida na mesa, pia cheia de louças sujas de três dias e uma água podre que não desce pelo ralo por nada. O chão tem marcas de líquidos que caíram e não foram limpos na hora, formando manchas pretas porque pisaram em cima. Panelas com sobras da janta em cima do fogão, já cheiram a estragado. A sala tem brinquedos espalhados pelo chão e sofá, pedaços de folhas com desenhos inacabados, poeira sobre os móveis, copos e pratos largados num canto perto da poltrona onde alguém sentou pra fugir do caos da cozinha enquanto tomava seu café. O quarto tem lençol embolado ao pé da cama, roupas desdobradas em pilhas em cima do móvel, fraldas sujas pelo chão, e um cheiro de abafado com mofo por as janelas estarem sempre fechadas, mantendo o lugar escuro como um esconderijo, uma caverna. Sem banho por quase dois dias, sem escovar os dentes também, começando a cheirar mal. A diferença entre os moradores de rua e eu é que estou aqui dentro e eles estão lá fora. Deprimida, engolindo minhas dores, comendo muito pra calar a ansiedade. Dormindo muito durante o dia por passar a noite toda acordada. Tem uma baratinha que todo dia quando anoitece vem pra cima do criado mudo checar se tem farelos de biscoitos pra ela. Conheço já seus horários, parece que nos tornamos amigas afinal. Na varanda as cinzas dos cigarros se amontoam num canto embaixo da cadeira, como um flagrante de que estive ali no meio da tarde. Fumar não me deixa melhor, na verdade só me cansa e deprime ainda mais. O banheiro é um lugar onde posso chorar por cronometrados 3 minutos antes da criança chorar me procurando. Considero esses minutos os mais sagrados do dia. Liberdade enfim. Por dentro? Ah está tudo bem. Estou bem :)

emillybuscaroli
Enviado por emillybuscaroli em 21/08/2024
Código do texto: T8133966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.