Invejar
INVEJAR
21AGO24
Se analisarmos o vocábulo poderemos entender que IN VEJAR poderia ser o VER CONTRA, ou o CONTRA VER, que poderia significar cegueira.
A inveja está tão presente no dia a dia de todos que as vezes não sentimos que a estamos praticando. Hoje aconteceu comigo quando soube que uma amiga entrava de férias e ao lhe desejar que fossem boas, por pouco não postei "quando voltas".
E aí pensei em por quantas e quantas vezes não consegui enxergar a presença da inveja quando me bastava desejar "boas férias " ou "boa viagem" e então perguntava "quando voltas?”.
Quando me cumprimentavam por qualquer feito, sempre vinham com uma pergunta que me fazia sentir que tentavam diminuir o feito.
Refletindo sobre isso, tentei justificar que era uma mera questão de curiosidade ou até de um "carinho" por ansiar o retorno a proximidade. Mas vi que tal comportamento deveria ser diferente e então me propus que quando desejar algo de bom o ponto final deve preceder a vírgula, pois essa virgula pode se tornar ferramenta da inveja.
Sendo assim desejo o bem a todos. Assim estarei bem também.
Troco a cegueira da inveja pelo amplo horizonte do AD MIRAR, que pode significar mirar com, o que é bem mais positivo.
Geraldo Cerqueira.