Uma voz negra

Cantar é voar sem ter asas nem chão.

Nasci na roça, acostumado aos sons e silêncios da mata. A música é transmitida pela voz ou instrumento musical. Para minha felicidade eu ouvia os sons dos bichos na nossa casa no sopé da serra. Quando nos mudamos para a cidade, minha mãe nos ensinou um hábito que os pássaros-pretos fazem. Os filhotes são reunidos em uma mesma árvore para poderem aprender o canto dos seus ancestrais. A cantaria é confusa. É fácil distinguir o canto dos pais e dos filhotes. Minha mãe com os seus treze filhos nos colocava no chão formando um círculo para nos ensinar a cantar. Cantávamos repetidamente Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. Nesta época eu estava com nove anos.

No ginásio tive que escolher entre cantar e praticar algum dos esportes que a escola oferecia. Pensei que poderia ser um bom Tenor. Queria cantar mais alto do que os pássaros-pretos. Sonhava com o coral da escola. Estufei o peito e fui para o teste com outros colegas. Teste simples. A professora me passou a parte que eu tinha que cantar durante a apresentação em sala de aula. Lembro perfeitamente dos versos:

"Negro clama liberdade,

Negro não sabe o que é dor!

Negro não tem alma não,

Assim, dizia o feitor..."

Fiquei maravilhado com a apresentação. Suspirei aliviado. No final da cantoria a professora chamou um a um dos possíveis tenores para dizer quais foram os escolhidos. Na minha vez ela disse: "Você vai ser um grande jogador de futebol". Saí de lá pior do que havia entrado. Hoje não canto nem Ora-Pro-Nóbis.

Esses versos me fizeram lembrar da cantora Eunice Kathleen Waymon, conhecida pelo nome artístico Nina Simone. Nasceu em 1933 e faleceu em 2003. Ela foi pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Trabalhou com diversos estilos musicais tais como: música clássica, blues, folk e soul. Posicionou-se contra o racismo na crescente onda que tomava os Estados Unidos na década de 1960. Ela cantou no funeral de Martin Luther King. Só isso é o suficiente para admirá-la.

Ouçam "Little Girl Blue" com Nina Simone. Música de autoria da Janis Joplin. As duas tinham uma voz negra. Eu não sei qual delas me encanta mais.

Não fui jogador de futebol. Como era menor, meu pai não me permitiu ser um profissional. Sempre disse que jogadores de futebol são uns vagabundos por natureza. Mas fui o melhor goleiro da escola onde estudava por três anos seguidos. Meus amigos de futebol de salão eram: Silvio, Jonas, Dinho e Zezão. Todos foram bons profissionais do Goiânia Esporte Clube. Não sei por onde estão, mas sempre que ouço "Little Girl Blue" lembro do Zezão, um negro incrível como Nina Simone!

E vamos que vamos...

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 19/08/2024
Código do texto: T8132505
Classificação de conteúdo: seguro