FREUD DEIXA O DIVÃ

Nosso objetivo é expor as variadas formas de manipulação dos mass media sobre as recentes eleições da Venezuela. Chega a ser espantoso o consenso armado pelos diversos meios de comunicação, do que é chamado de “pensamento único” um termo que denuncia a ausência de democracia, numa época de avanço do neoliberalismo x neofascismo x decadência do imperialismo americano. No caso Venezuela há um certo histerismo que marca a atuação em bloco nos jornais escritos, televisionados e rádios. Até mesmo na web são poucos os veículos que têm compromisso com a verdade dos fatos.

Fica sempre mais complicado pelas razões acima, compreender a farsa da mídia insistindo na vitória esmagadora da oposição de Edmundo González com o apoio e orientação de Maria Corina Machado. Ela sempre esteve à frente das tentativas golpistas desde o episódio Guaidó. Filha de um empresário do aço, tida como liderança dos grupos empresariais associados ao USA. A oposição a Nicolás Maduro se baseou na estimativa por “amostragem” dos votos que assinalavam a grande distância entre situação (30%) x oposição (60%). Diante destes cálculos tendenciosos, armaram os argumentos com a assessoria do “norte’, e alardearam a todos que ganharam as eleições.

Que pessoas tiveram a curiosidade de ver que grupos estavam vandalizando as ruas de Caracas? Não era o povo pobre e sim mercenários pagos pelos grupos privilegiados que nunca aceitaram um governo voltado para as maiorias. Sempre associaram o socialismo bolivariano às revoluções cubanas, russas e chinesas que seguiram o modelo marxista de socialismo. Ao contrário deste socialismo clássico, Chávez e o seu sucessor Maduro nunca deixaram de ser eleitos pelas massas. O sistema eleitoral neste país usa de eleições eletrônicas e voto impresso, de modo que é fácil conferir a quantidade de votos/votantes na apuração por todos o país. Além disso chamaram como sempre os observadores internacionais. A imprensa oficial no Brasil e no mundo só centrou no “pensamento único” e omitiu a hostilidade que sofreram os estrangeiros convidados, quando chegaram à Venezuela. (ver Opera Mundi)

Cá pra nós, algum país convida autoridades de fora para avaliar as suas eleições internas? Será que vamos conseguir, nós brasileiros, cobrar dos americanos do norte as atas de suas eleições? E que tipo de estratégia é esta que se reproduz tanto nas eleições da Venezuela quanto nas eleições da Bolívia? Será que existe mesmo democracia e comunismo? Ou somos enganados por conta de nossa ignorância e medo, quando vemos o povão venezuelano votar em Maduro, deixando a classe média e empresários inseguros de seu futuro? Das duas uma, ou somos totalmente idiotas ou estão nos fazendo de massa de manobra... Quem manda raciocinar com a ideologia ao invés de conferir os fatos concretos?

Outro aspecto curioso é sobre Cuba. Neste país, não conseguiram destruir o seu socialismo clássico, por isso foi totalmente esquecido na mídia internacional. Porque tanta indignação da imprensa frente à ausência de democracia na Venezuela? Fazem até eleições com critérios antifraude, convidam observadores externos e chama atenção o excesso de legalismo dos chavistas. Por que todos somos uma democracia e só eles são autocracia? Será que ninguém desconfia da cobiça americana sobre as riquezas com o lítio na Bolívia e o ouro e petróleo na Venezuela? A quem interessa a autonomia destes países?

A Venezuela sofreu sete tentativas de golpe, desde Hugo Chávez. Tentaram um plano B de oposição antes das eleições. Se não ganhassem iam desestabilizar o país. Tinham grupos de oposição espalhados por todo o território, depredando as instituições. Chegaram a atacar o aeroporto. Estes episódios lembram o seis de janeiro de 2021 com os seguidores de Trump no Capitólio (USA) e o 08 de janeiro de 2023, com os bolsonaristas que atacam a Praça dos Três Poderes (Brasilia). (in Opera Mundi)

Com todas estas evidências como podemos acreditar que vivemos em países democráticos? O Brasil é dominado por Oligarquias, os USA só permitem eleições com dois Partidos e também é governado por Oligarquias. Os dois Partidos na América do Norte têm uma única ideologia, pois Trump, Kamala, Elon Musk têm o mesmo discurso sobre a Venezuela. Onde está a liberdade de opinião um dos pilares democráticos? (live de Pepe Escobar/ live de Ruy Costa Pimenta). (in BR 247)

Se Freud fosse vivo, ficaria bem confuso com nosso processo de regressão, e perguntaria com seus botões: “Regressão social? Enlouqueceram de vez! Tá todo mundo dominado... Como podem passar por cima da Autodeterminação dos Povos? Vou pular fora”. Corre esta piada entre os profissionais "psis", que dizem que só assim com a desistência de um liberal--raiz, tornou-se possível retirar os divãs dos consultórios. Outros tempos, novos desafios...

-

ISABELA BANDERAS
Enviado por ISABELA BANDERAS em 19/08/2024
Código do texto: T8132419
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.