Entre Sem Bater - Egocentrismo: A Epidemia
Carl Jung disse:
"... uma consciência inflada é sempre egocêntrica e consciente de nada além de sua própria existência ..."(1)
Alguns pensadores e estudiosos da raça humana, como Carl Jung, são diferentes e terão aqui uma pequena apreciação e opinião. É provável que os profissionais da especialidade de Jung torçam os narizes para qualquer análise que não seja deles, ou para eles. Assim sendo, antecipo qualquer tipo de desdém ou crítica superficial, típico do perfil que pratica o egocentrismo.
EGOCENTRISMO
Muitos termos aparecem e se popularizam, outros termos, palavras e expressões somem ou passam a ter significação alternativa. Existe, surpreendentemente, graças à tecnologia e redes sociais, até análise de palavras com maior repetição no planeta. Entretanto, isso não significa que as pessoas saibam o que um termo ou palavra quer dizer, embora possam praticar aquela ação. Por exemplo, os filósofos antigos discutiam sobre o hedonismo(2). Os pensadores contemporâneos tratavam a questão do egoísmo(*), uma espécie ou variação de egocentrismo.
A ideia central é única, o comportamento de um indivíduo que só pensa nele e que abomina tudo que não o beneficia. Como se não bastasse, a epidemia social do egocentrismo tem os defeitos das novas tecnologias, tem que ser "pra ontem".
EGOCÊNTRICO
O egocêntrico é o tipo de pessoa que nunca se enxerga. E, sobretudo com as redes sociais e novas tecnologias, ele consegue mais atenção do que sonha. A maioria das subcelebridades são puro egocentrismo, e isso contamina os seguidores que querem ser imagem e semelhança deles. Por isso, a epidemia avança e parece que não existe nenhuma prevenção ou cura para a explosão de egocêntricos que nos cercam.
É assustador como em diversos ambientes vemos o egocentrismo florescer, seja nas famílias, comunidades e sobretudo no ambiente profissional. Aquilo que chamam de ambiente profissional tóxico surge do egocentrismo de cada um querendo "vencer' passando por cima dos outros. Em outras palavras, virou um vale-tudo da sociedade e a contaminação tem "paciente-zero" em cada esquina.
FRASES
As frases sobre o egocentrismo e suas variações estão presentes em aforismos, paráfrases na boca de muita gente. Desse modo, os seguidores de gente famosa ou até anônimos, se postam de um lado ou de outro da epidemia.
Por exemplo, tomemos uma frase de um político e de uma pensadora contemporânea.
"... Mostre-me alguém sem ego, e eu lhe mostrarei um perdedor - ter um ego saudável, ou uma opinião elevada sobre si mesmo, é algo realmente positivo na vida ..." Donald Trump
"... Para ser profundamente desonesto, uma pessoa deve ter uma de duas qualidades: ou é inescrupulosamente ambiciosa ou é inabalavelmente egocêntrica ..." Maya Angelou
Com toda a certeza, o antagonismo entre estes dois autores de pensamentos reflete como a nossa sociedade evolui ou regride. Enquanto o primeiro tem milhões de seguidores cegos, e eleitores, a filósofa não significa nada para 90% dos eleitores deste texto. Outrossim, parece que a sociedade da informação e tecnologia alinha-se mais com os pensadores anônimos. Desta forma, praticamos o egocentrismo em sua essência, uma frase que afaga o ego "merece" compartilhamento imediato.
EPIDEMIA
Assim sendo, essa é a epidemia que assola nosso país de várias formas, nenhuma com tratamento conhecido. A seguir apresentamos algumas frases que a maioria das pessoas concorda, só que o dedinho estará sempre apontando para os outros
Dez frases sobre egocentrismo e egocêntricos que todos deveriam refletir, mesmo e principalmente, sem se manifestar.
Andar com um egocêntrico é caminhar com uma pessoa que você pode ver, mas que não pode te ver.
Ser egocêntrico é uma das piores características, porque mais cedo ou mais tarde você vai se afastar tanto das pessoas que não terá tempo de voltar.
Todas as pessoas imaturas têm um certo grau de egocentrismo e uma pessoa madura, por definição, não pode ser egocêntrica.
Egocêntrico não é o mesmo que egoísta. O egocêntrico pode dar coisas e depois se beneficiar às custas dos outros, o egoísta não dá nada diretamente.
Alguém egocêntrico navega sozinho em direção às trevas da solidão eterna.
Quando você conversar com uma pessoa egocêntrica, esteja preparado para agir como um psicólogo; 90% das vezes você falará sobre a vida e os problemas deles.
O egocentrismo causa um curto-circuito na comunicação interpessoal, enfraquece a capacidade sentimental e limita a evolução intelectual.
O egocêntrico mata o diálogo para substituí-lo por uma sucessão estéril e autocomplacente de monólogos.
Um egocêntrico sempre presumirá que tudo o que você faz ou diz é consequência de suas ações.
O egocentrismo é uma doença que se desenvolve quando uma pessoa com uma mentalidade pobre se encontra com uma parcela miserável de poder e popularidade.
Frases sem identificação de autoria
Enfim, essas frases poderiam estar na ponta da língua de todas as pessoas, mas não estão, por causa de uma espécie de egocentrismo. As pessoas acreditam que este comportamento não é o que elas praticam na vida em sociedade ou profissional. Acreditam que fazem o melhor, que trabalham em equipe e praticam a empatia. Contudo, esquecem que os outros ou coletivos é que devem ter este sentimento.
FARINHA POUCA
A frase completa do pensamento de Jung vai um pouco além da frase título deste texto. Entretanto, é necessário reproduzirmos o pensamento inteiros, até para melhor reflexão das pessoas.
"Uma consciência inflada é sempre egocêntrica e consciente de nada além de sua própria existência. Ela é incapaz de aprender com o passado, incapaz de entender eventos contemporâneos e incapaz de tirar conclusões corretas sobre o futuro. Ela é hipnotizada por si mesma e, portanto, não pode ser discutida. Ela inevitavelmente se condena a calamidades que devem matá-la." Carl Jung
Um filósofo pensador e estudioso como Jung teria muitas dificuldades em entender a frase popular "... farinha pouca, meu pirão primeiro." Desta forma, podemos dizer que o povão nunca vai associar o pensamento de Jung sobre o egocentrismo com a "falta da farinha". Nossa sociedade faliu e poucas pessoas têm Interesse na recuperação ou mudanças de comportamentos. Assim sendo, ficamos imaginando como as pessoas podem se livrar do egocentrismo explosivo das redes sociais.
MUNDO MODERNO
Analogamente ao que Pulitzer disse sobre a imprensa cínica(3) e seu público, podemos reproduzir para o egocêntrico e seu público. Enquanto a frase de Pulitzer captura o risco de uma relação simbiótica dos leitores da imprensa, o egocentrismo avança por todos os lados.
Nossa sociedade caiu em uma espiral de degradação que atingiu ambientes familiares e pessoais, de maneira avassaladora. Pulitzer falou de jornais e jornalistas mas a lógica subjacente à sua advertência aplica-se de forma análoga, atualmente, às redes sociais. A busca incessante por dinheiro, popularidade e validação, por exemplo, moldam tanto os influenciadores quanto seus seguidores.
HEDONISMO OCO
Nas redes sociais, figuras públicas, influenciadores e subcelebridades frequentemente se apresentam como produtos ideais. Em outras palavras, criam uma persona para atrair atenção e, por extensão, monetizar essa visibilidade. Esse processo ganha impulsão de algoritmos que favorecem o conteúdo mais chamativo, polarizador ou emocionalmente. Por outro lado, tratam qualquer engajamento mais autêntico e significativo como um inimigo de uma sociedade inteira.
Assim como a imprensa cínica de Pulitzer, essas figuras digitais influenciam comportamentos de seus seguidores, expandindo o egocentrismo. Os seguidores, por sua vez, tornam-se participantes ativos nesse círculo vicioso. Em vez de apenas consumir passivamente o conteúdo, muitos buscam emular seus ídolos, adotando estratégias semelhantes.
A lógica do "like" e do "follower" torna-se uma moeda de valor social, onde a popularidade confunde-se com relevância ou até mesmo valor pessoal. Nesse sentido, os seguidores se tornam tão egocêntricos quanto os influenciadores que seguem, amplificando o ciclo fechado do egocentrismo.
Essa dinâmica cria uma espécie de retroalimentação tóxica. Uma cultura de redes sociais sob domínio do egocentrismo corrói os valores de autenticidade, empatia e conexão genuína.
Em suma, tanto as subcelebridades quanto seus seguidores podem se perder nesse jogo de aparências. Esquecem, sem dúvida, de questões básicas como a humanidade e a autenticidade das relações em sociedade. Assim, o alerta de Pulitzer e o pensamento de Jung se revelam mais atuais do que nunca. As redes sociais modernas replicam, em um novo formato, os mesmos perigos de um comportamento deplorável que é o egocentrismo. É provável que este comportamento passe de pai para filho, de professores para educandos e a contaminação não tenha solução.
A ditadura do pensamento egocêntrico atingiu limites inimagináveis e insuportáveis.
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) Egoísmo, narcisismo, egocentrismo e comportamentos semelhantes se parecem, mas diferenciam-se pelo contexto. Contudo, o egocêntrico não tem solução de contorno ou alguma coisa que justifique. É um comportamento, inquestionavelmente, fora de controle, ou melhor, os sociopatas(4) estão no controle.
(1) "Entre Sem Bater - Carl Jung _ Egocentrismo: A Epidemia" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/08/19/entre-sem-bater-carl-jung-egocentrismo-a-epidemia/
(2) "A Geração do Hedonismo Oco" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/05/30/a-geracao-do-hedonismo-oco/
(3) "Entre Sem Bater - Joseph Pulitzer - Imprensa Cínica" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/02/23/entre-sem-bater-joseph-pulitzer-imprensa-cinica/
(4) "Entre Sem Bater - Lee Camp - Os Sociopatas" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/10/30/entre-sem-bater-lee-camp-os-sociopatas/