As Exceções e as Regras

Quem já não ouviu dizer pela vida a fora que toda regra tem exceção? Acredito que todos nós. Oficializado ou forçado, as exceções existem sim. Exemplificando: Uma regra lógica da vida estabelece que quem não zela do corpo está sujeito a contrair alguma doença, dizem as estatísticas. A contestação sempre surge da boca de alguém: “Meu tio bebeu e fumou a vida inteira, chegou aos 100 anos.” Aí está uma exceção à regra.

Em muitos casos as exceções são maliciosamente usadas embasando preconceitos vários; - fulano não subiu na vida porque não trabalhou o suficiente, diferente do ciclano e do beltrano, que nas mesmas condições se deram muito bem – fingindo não entender que para essas coisas contam as circunstâncias e não a matemática. Ou afirmam: - não faço caridade, não faço doação nenhuma, porque ouvi dizer que tais pedintes querem é viver sem trabalhar- maldosamente julgam a maioria pelos pecados de alguns. Ter misericórdia não é ser bobo ou ingênuo, muito menos otário (detesto essa palavra), é sim perceber e agir para amenizar a miséria de alguém ou de uma coletividade. Querer justiça social não tem a ver com política partidária, tem sim a ver com quem somos e o que viemos fazer aqui nesta vida.

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 18/08/2024
Código do texto: T8131853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.