SILVIO SANTOS

SILVIO SANTOS

O Brasil recebeu, no sábado 17.08.24, a confirmação de que o Silvio Santos, havia morrido.

Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930, na Travessa Bem te vi, no bairro da Lapa, na região central da cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil e sede do então Distrito Federal.

Filho primogênito de um casal de imigrantes vindo em 1924 para o Brasil:

Alberto Abravanel (1897–1976),um imigrante judeu sefardita nascido na cidade de Tessalônica (hoje parte da Grécia), e Rebecca Caro (1907—1989) também judia de origem sefardita nascida na cidade de Esmirna (hoje parte da Turquia).

Ambos os pais, nasceram como súditos do Império Otomano.

Silvio possui outros cinco irmãos: Beatriz (a mais velha), Perla, Sara (Sarita), Leon (Léo) e Henrique (o mais novo) Seus pais estão sepultados no Cemitério Comunal Israelita do Caju, Rio de Janeiro.

Estes dados constam de sua extensa biografia a qual sugiro que, todos, vejam acessando a biblioteca virtual Wikipedia, através do Google.

O objetivo deste meu modesto texto é registrar de maneira, ainda que precária, o que este personagem representou para o Brasil.

Em termos de realizações pessoais foi um homem que de Camelô no Rio de Janeiro, virou um dos maiores empresários do Brasil- no ramo da comunicação- chegando a concorrer de igual para igual, com a Grande Rede Globo- da tradicional familia Marinho

Nesse aspecto foi um exemplo de vitória pela Meritocracia que premia, com resultados positivos, aqueles que se destacam pela inteligência, pelo trabalho, pela seriedade, pela honra e pela honestidade.

Na área da comunicação encantou gerações de brasileiros que fascinados por sua capacidade, singular, de comunicação não deixavam de ligar suas televisões no canal 5 e fazerem melhores e mais felizes as suas tardes de domingo.

Foi acima de tudo um cavalheiro que colocava em seu comportamento relacional e profissional, a Educação, o Respeito e a Honra, como norte e como vetores de sua conduta.

Tenho certeza de que me faltam elementos para continuar enumerando as virtudes e qualidades do Silvio Santos.

Resta-me, somente, lamentar a sua passagem e constatar que, a sua morte, contribui para. a cada dia, temos menos mentes privilegiadas e homens singulares, atuando no Brasil e com isto descemos mais um degrau na escada de nossa qualidade como povo, como nação e como pais.

E, dentro desta linha de redução de valores humanos chegaremos ao dia no qual as gerações futuras- em todas as áreas de atuação- serão reconhecidas por sua falta de caráter, falta de honra, falta de honestidade, falta de valores morais e excesso de incompetência.

É o que penso, lamentavelmente.

(Recanto da Ana e do Erner 18.08.24-Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 18/08/2024
Reeditado em 20/08/2024
Código do texto: T8131601
Classificação de conteúdo: seguro