Palavras Mágicas


A mais célebre e vetusta palavra mágica remonta à Mesopotâmia ab-ba-tab-ba-ri que era recitada nos cultos sumérios e ajudava a induzir  hipnose juntamente com a ingestão de drogas e alucinógenos em geral. Outra palavra de origem aramaica é Avrah KaDabra e se refere a Deus no Pai Nosso no Novo Testamento, e significa literalmente: "eu criarei como falo".

Outros estudiosos apontam que a expressão vem do hebraico Abreq Ad Habra há outra derivação com o seguinte significado: "manda teu raio para a morte". Cogita-se que advém de antiga cura judaica para vencer a febre e a palavra era escrita e pendurada no pescoço do paciente.
"Abracadabra" era parte de uma fórmula mágica para invocar a ajuda de espíritos benevolentes para combater doenças e ter boa sorte. A palavra também aparece na "Árvore do Conhecimento" (Etz ha-Da'at), um pequeno códice escrito por Eliseu ben Gad de Ancona, na Itália, no século XVI.
Na Inglaterra, como em muitos outros lugares, "abracadabra" continuava oferecendo esperanças de cura ainda no século XVIII. A palavra é destacada no livro "Um Diário do Ano da Peste" (Ed. Artes e Ofícios, 2002), escrito em 1722 pelo autor de Robinson Crusoé, Daniel Defoe (1660-1731). Havia também quem carregasse amuletos com a pirâmide voltada para cima, para atrair boa sorte. No início do século XIX, com o surgimento da obsessão britânica pelo espiritismo, o famoso ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947) decidiu se apropriar da palavra mágica.
Ele reconstruiu "abracadabra" por meio de uma reformulação cabalística que a transformou em "abrahadabra", na sua obra O Livro da Lei, que define os princípios básicos da sua nova religião, chamada Thelema.
Alakazan é similar ao árabe al quassam (juramento). Hocus Pocus de origem latina (significa este é o corpo) ou ao nome italiano Ochus Bochus.
Shazam é acrônimo dos nomes Salomão (S). Ava Kedavra que advém do aramaico e significa destrua-se ou "que seja destruído". Tem o poder de impor morte instantânea da vítima.
Abre-te, Sésamo vem do português clássico europeu serve para prover a abertura de caverna dos tesouros.
Petrificus Totalus do grego petrus que significa pedra e do latim fícus (fazer) e totalus (total. Produz a paralisação da vítima.
Quintus Sereno Sammonico, médico do imperador Septímio Severo, escreveu em 208 d.C as "instruções de uso" deste termo, que tinham que ser escritas em um pedaço de papel que o paciente tinha que usar por nove dias no pescoço, no final do qual ele era jogado num rio cuja corrente que fluísse para o leste.

A palavra mágica tinha que ser escrita em onze linhas paralelas para ter sua eficácia, assumindo uma forma triangular invertida, como na imagem acima. Isto estava simbolicamente ligado à diminuição da doença até o seu desaparecimento.
Palavras mágicas mesmo são aquelas que ajudam a abrir sorrisos, despertar empatia, reconhecer erros e demonstrar gratidão. Ensinar e construir o hábito de ser gentil, agradecer e se desculpar quando necessário facilita o diálogo com a criança e motiva o respeito nas conversas.

Nunca é demais lembrar que as crianças aprendem através do exemplo que vem de nós, adultos. Portanto, quanto mais elas ouvirem essas palavras, mais propensas estarão a usá-las.  Além disso, quando as crianças as ouvem, conseguem compreender melhor como utilizá-las, na prática.

Eis uma lista dessas palavras mágicas: Por favor; Obrigado; Obrigada; Com licença; Desculpe; Perdão; Bom dia; Boa tarde; Boa noite; Tudo bem?; Pode passar. Essas palavrinhas mágicas são essenciais na vida de qualquer pessoa. Abrem portas, demonstram educação e gentileza urbana.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 17/08/2024
Código do texto: T8131104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.