A Arte de MacGyver
A gambiarra. O improviso que salva o dia (ou arruína) ou, por vezes, o trabalho de uma vida inteira.
Quando era criança, gostava de uma série que era exibido nos domingos pela Globo depois das corridas de Fórmula 1 chamada MacGyver ou conhecido aqui no Brasil, Profissão Perigo.
Ali o personagem-título fazia coisas inacreditáveis com os recursos que estavam a seu alcance naquele momento utilizando seus conhecimentos científicos para resolver suas missões pela Fundação Phoenix.
Coisas tipo parar um vazamento de ácido com uma barra de chocolate ou recarregar uma bateria utilizando vinho ou ainda usar borracha de pneu de bicicleta pra fazer um estilingue, entre outras proezas notáveis.
Tive um momento desses no mês passado quando tive problemas sérios com meu teclado. Algumas letras simplesmente deixaram de funcionar como A, Q, Z, o Esc e o número 1 além do ponto de exclamação o que comprometeu bastante meu trabalho.
Foi então que manifestou o lado MacGyver existente no meu cérebro. Graças a um improviso usando as teclas boas no teclado físico aliado com as letras pifadas no teclado virtual, tudo funcionou a contento embora tenha me confundido algumas vezes os dois teclados durante a escrita dos textos.
Durante a história da Humanidade, muitas vezes esta arte do improviso e da gambiarra se manifesta. Muitos destes inventos que mudaram o patamar do ser humano nasceram dessa forma como o forno de micro-ondas por causa de um cientista chamado Percy Spencer que percebeu que sua barra de chocolate (olha ela aí de novo!!) havia derretido em contato com as ondas do magnetron e fez testes com um ovo cru na máquina que cozinhou rapidamente. Daí é que nasceu o tal do forno de micro-ondas sendo um bom exemplo desta grande arte.
Outras salvam vidas e até mesmo ajudam no progresso das nações ou no retrocesso delas.
E assim caminha a humanidade. A passos desta arte de improvisar com o que tem em mãos, não sabendo direito da consequência de tudo isto.
É de gambiarras que se vive a vida. Eu que o diga.
Vamos dar uma salva de palmas aos MacGyvers da vida real que fazem coisas impressionantes com poucos recursos técnicos.
Pra terminar legal esta crônica, deixo-lhes uma pergunta:
Em algum momento de sua vida, já usou a arte da gambiarra e o dom do improviso?