OS SOBRENOMES

OS SOBRENOMES

Nelson Marzullo Tangerini

O piracicabano Nestor Tangerini, apesar de assinar como um Tambourindeguy, num soneto, que dedicou à sogra, Antônia de Oliveira Soares Marzullo, para conseguir um verso decassílabo, quando se casou com a atriz Dinah Marzullo, retirou, no cartório, seu primeiro sobrenome, sobrenome de sua mãe, Domingas Tambourindeguy, pois trazia na alma e no coração uma decepção com a família de Domingas.

“À ANTÔNIA MARZULLO

.

Boa amiga Marzullo, meus saudares,

conforme já lhe disse, certo dia,

a minha pena é a pena mais vazia

em matéria de cartas familiares.

.

Mas, como prometi lhe escreveria,

quando de cá se foi para outros ares,

eis que hoje cumpro, em linhas chãs, vulgares,

a promessa que há muito lhe devia.

.

Aqui vão todos bem: eu, a Bolinha,

etc., e o Maurício, sempre afoito,

correndo para a casa da Netinha.

.

Sem mais, com mil abraços, ponho um “fine”.

Rio, sete de abril de trinta e oito.

Nestor Tambourindeguy Tangerini”. (*)

Tangerini não pôs o sobrenome Marzullo em seus filhos Nirton, Nirson e Nelson, por haver brigado com seu sogro, o italiano Emílio Marzullo, que, por fim, separou-se de Antônia, que não deixou de usar o sobrenome de seu primeiro marido, como veremos.

Antônia, que antes de ser atriz, trabalhou numa camisaria e como enfermeira, era filha do português Manuel Gomes Soares e da afrodescendente Rufina de Oliveira.

No início de minha vida literária, publiquei meus livros “Paulicea (Ainda) Desvairada”, “Cidadão do Mundo” e “Nestor Tangerini e o Café Paris” (1ª versão) com o nome Nelson Tangerini, como consta no meu registro de nascimento.

Mas consta, nesse mesmo registro, que sou neto de Domingas Tambourindeguy Tangerini, minha avó paterna, e de Emílio Marzullo, meu avô materno.

Passei a escrever, então, com o pseudônimo Nelson Marzullo Tangerini para homenagear os Marzullos de minha família materna: Maurício, meu tio, Dinah, minha mãe, e Dinorah, minha tia. Foi uma forma de não ser uma ovelha desgarrada da família, repleta de artistas, e lembrar algumas pessoas que tenho sangue Marzullo.

Emílio faleceu em 1954. Em 1956, Antônia, depois de estar vivendo com o português José Pinto da Costa, primo do ator Jaime Costa, com ele se casa. Bibi Ferreira, filha do ator Procópio Ferreira, foi madrinha deste casamento. Mas ela continuaria usando o sobrenome Marzullo, até o fim da vida. Sim, homenageio, também, a minha avó materna, uma mulher independente para sua época.

E homenageio, também, Verônica Marzullo de Brito, poeta, com quem sou casado.

...

(*) O soneto acima foi escrito em 1938, este soneto foi publicado

no jornal AAC Informativo – Informativo da Associação Nacional

dos Aposentados dos Correios, Ano IV – no. 14, p. 3,

Brasília, DF, dezembro de 1997,

e lido por Nelson Tangerini no programa ONDE CANTA O SABIÁ,

do jornalista Jerdal dos Santos,

Rádio Nacional AM, Rio de Janeiro, RJ, domingo, 3/10/1999.

Participou do mesmo programa o professor e poeta Nilo Sérgio.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 16/08/2024
Reeditado em 18/08/2024
Código do texto: T8130654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.