SEUS AMIGOS TE INCOMODAM?

Você tem amigos que lhe incomodam? Gente que causa desconforto em você? Sim? Não? Então, acredito que todos nós deveríamos ter.

Bem, amizade para nós ocidentais do século 21, geralmente tem a ver com aqueles que tem gostos, causas, preferências e outras afinidades mais em comum, por exemplos: Um mesmo gosto musical, time de futebol, agremiação política, filosófica, etc, são alguns exemplos que aproximam pessoas umas das outras. Outros, podem considerar seus amigos os que estão sempre juntos em uma festa, viagem, aniversário, balada, etc. Há também os "amigos network" onde a troca de favores no campo profissional fortalece os laços relacionais.

Embora tudo isso não seja ruim e de fato podem levar pessoas a amizade, particularmente tenho duas concepções um pouco diferentes e, que para mim levam a uma relação mais sólida. A primeira diz respeito a amizade sacrificial. Um amigo (a) é aquele que está disposto a se sacrificar pelo outro principalmente quando envolve casos de injustiça. Ele (a) abre mão do seu conforto, privilégio e status quo para socorrer ou lutar pelo outro, outra. Mas a questão é: quem estaria disposto a isso?"

O segundo é um pouco mais complexo porque os tempos que vivemos são de muito sentimentalismo. Hoje, para manter minimamente uma boa amizade seja na família, no ambiente de trabalho, etc, é preciso muita das vezes pisar em ovos para não ferir sensibilidades. É quase que proibido discordar de um amigo em muitos momentos para não chatear. Porque ser contrariado gera desconforto e por vezes indignação em grande parte das pessoas. Outro dia, por exemplo, um amigo meu me chamou a atenção por algo errado que eu havia feito. À princípio fiquei chateado, mas depois durante uns dias pensei: "Oxi, isso é amizade. Por que estou chateado?" Ele me confrontou com educação e não massageou o ego do meu coração.

Por isso, creio que precisamos de mais amizades assim. De amigos que não ficam pisando em ovos quando realmente querem nosso bem. Obviamente que isso nao significa desrespeito, grosseria ou invasão por parte de ninguém, mas sim uma correção em amor e com paciência. Enfim, amigo (a) deve confrontar e constranger uns aos outros sim (principalmente a sós) quando perceberem que estão se perdendo, em perigo ou se destruindo. Por que se isso for proibido que mais valor teria um amigo? 🤷🏽‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 16/08/2024
Reeditado em 17/08/2024
Código do texto: T8130422
Classificação de conteúdo: seguro