O RÁDIO DO ALEMÃO.

RICARDO SCHALLER - O ALEMÃO

UMA HISTÓRIA DOS TEMPOS DA GUERRA.

MUITOS JÁ OUVIRAM FALAR DO ALEMÃO, DO MORRO DO ALEMÃO, AQUI NA BORBOLETA, NÃO AQUELE DO RIO DE JANEIRO, DE MÁ FAMA.

POIS É, O SENHOR RICARDO SCHALLER ERA ESSE ALEMÃO DE QUE FALAMOS. ELE ERA PROPRIETÁRIO E MORAVA NUM SÍTIO MEIO AFASTADO, NO INÍCIO DA ATUAL RUA JOSEPHINA LAWALL SURERUS E FINAL DA RUA IRMÃO MENRADO, AQUI NA BORBOLETA.

TINHA PLANTADO MUITAS ÁRVORES FRUTÍFERAS NO SEU SÍTIO E ESPECIALMENTE MUITAS DE LARANJA SERRA D'ÁGUA, ESTAS MUITO COBIÇADAS PELA MOLECADA DAS ADJACÊNCIAS, QUE EM TOM DE DESAFIO, INVADIAM SUAS TERRAS, PULANDO A CERCA DE ARAME FARPADO, PARA ROUBAR LARANJAS.

NA ÉPOCA DO AMADURECIMENTO DELAS, ERAM TANTAS, QUE ELE NEM DAVA CONTA DE COLHER TODAS E DEIXAVA, OU FINGIA DEIXAR AS CRIANÇAS "FURTAREM" SUAS PRECIOSAS LARANJAS DOCINHAS COMO MEL E QUE LEVAVAM PARA SUAS CASAS PARA REPARTIR COM SUAS FAMÍLIAS. DE VEZ EM QUANDO, ANDAVA DANDO "UNS TIROS DE SAL" NO TRASEIRO DE ALGUNS TRAQUINAS MAIS OUSADOS, MAS NADA PARA FERIR OU MATAR ALGUEM.

ERA GRANDE, A EXTENSÃO DE SUAS TERRAS E APÓS SEU FALECIMENTO A VIÚVA E HERDEIROS LOTEARAM A MAIOR PARTE DA ÁREA E QUE HOJE AINDA É CONHECIDA COMO "MORRO DO ALEMÃO" A RUA GUILHERME DEBUSSY E LOTEAMENTO ALTO DOS PINHEIROS, QUE TEM NO SEU ENDEREÇO DAS RUAS COMO "SERRA D'AGUA", EM HOMENAGEM AO HOMEM.

ELE FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE DA SOCIEDADE PRÓ-MELHORAMENTOS DO BAIRRO E MUITO ATUANTE NA COMUNIDADE. POSSUIA UM DOS PRIMEIROS, SE NÃO O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A RODAR POR AQUI. UM GRANDE CIDADÃO QUE DEIXOU SUA MARCA NA COMUNIDADE.

MAS UM CASO ME LEMBRO MUITO BEM E ERA CONTADO POR MEU PAI E TIOS E TERIA ACONTECIDO DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NA ÉPOCA QUASE NO FINAL DELA, POR VOLTA DE ABRIL DE 1945.

COMO SABEMOS, O SÍTIO ERA MAIS AFASTADO E DA PORTEIRA DE ENTRADA ATÉ A CASA DELE PERCORRIA-SE UNS TRINTA METROS EM CURVA E DA ENTRADA, NÃO SE NOTAVA A CASA.

ELE, O ALEMÃO, DE MUITOS RECURSOS, POSSUIA UM RÁDIO COM UMA POTENTE ANTENA, QUE SINTONIZAVA RÁDIOS DO MUNDO INTEIRO E CONSEQUENTEMENTE TAMBÉM DA ALEMANHA.

CONSIDERANDO QUE NOSSO BAIRRO BORBOLETA FAZIA PARTE DA ANTIGA COLÔNIA AGRÍCOLA ALEMÃ D. PEDRO II, JUNTAMENTE COM O BAIRRO SÃO PEDRO, FÁBRICA, ETC. OS DESCENDENTES DE ALEMÃES QUE PARA CÁ VIERAM EM 1858 TINHAM MUITO INTERESSE EM SABER NOTICIAS DA GUERRA E O SR, RICARDO SEMPRE CONVERSAVA COM UM E COM OUTRO FALANDO DO ANDAMENTO DA GUERRA E RECEBIA, NO INÍCIO DA NOITE, SEMPRE ALGUNS AMIGOS SELECIONADOS PARA IREM LÁ "OUVIR RÁDIO",

NAQUELE NOITE, MEU PAI VALENTIM, DOIS IRMÃOS E MAIS UM AMIGO ESTAVAM CONVIDADOS PARA IREM LÁ OUVIR NOTÍCIAS DA GUERRA E JÁ SABIAM AS CONDIÇÕES E PROCEDIMENTOS A TOMAR.

CHEGAR UM A UM, NUM INTERVALO DE CINCO A DEZ MINUTOS E LEVAR UMA GARRAFA DE CONHAQUE PARA ESQUENTAR O FRIO. E UMA VEZ LÁ DENTRO JÁ SABIAM, IAM ARMAR UM CENÁRIO DE JOGO DE CARTAS. UMA MESA NA SALA, RODEADA DE 4 CADEIRAS E MAIS UMA MESINHA AO LADO ONDE SE COLOCARIA A GARRAFA E COPOS PARA DESCANSAREM, ENQUANTO NÃO ESTIVESSEM NAS MÃOS DELES.

A ESPOSA DO ALEMÃO, DONA MARIANNA, FICARIA DE GUARDA, VIGILANTE DA JANELA DA CASA E DE ONDE SE PODIA VER O CAMINHO VINDO DA PORTEIRA E MAIS O CACHORRO PASTOR ALEMÃO QUE FATALMENTE DARIA SEU ALARME SE A POLÍCIA APARECESSE.

SIM, A POLÍCIA. NÃO POR QUÊ ERA PROIBIDO O JOGO, QUE ERA UM DOS PASSATEMPOS PREDILETOS DESSES HOMENS, MAS PELA RAZÃO DE QUE O GOVERNO PROIBIRA AS PESSOAS DE, POSSUINDO UM RÁDIO, SINTONIZAREM RÁDIOS ALEMÃS. SE PEGOS TODOS IAM PRESOS E SUMIAM E NINGUÉM SABERIA O DESTINO DESSES INFELIZES.

MAS, TODOS DA REGIÃO, SABIAM DOS RISCOS E TEMOR ALGUM OS IMPEDIAM DESSAS AVENTURAS NOTURNAS.

NO CENTRO DA SALA A MESA ERA ARRASTADA PARA O LADO E DUAS TÁBUAS DO ASSOALHO ERAM RETIRADAS E LÁ DE BAIXO, O RÁDIO E FIOS DA ANTENAS ERAM SACADOS E MONTADOS SOBRE A MESA. TODOS SE ASSENTAVAM E EM SILÊNCIO FICAVAM OUVINDO O RADIALISTA DESENROLANDO NOTÍCIAS CADA VÊZ MAIS TRISTES, PARA OS ALEMÃES, QUE ESTAVAM LEVANDO UMA SURRA DOS ALIADOS, INCLUSIVE DE NOSSOS PRACINHAS BRASILEIROS, NA ITÁLIA E FUGIAM OU SE ENTREGAVAM CANSADOS DE LUTAR, PRENUNCIANDO O FIM DA GUERRA.

QUASE NÃO SE FALAVAM OS VISITANTES E O ALEMÃO E SÓ A VOZ DO LOCUTOR SE OUVIA, BEM BAIXINHO, QUANDO...

O CÃO LATIU E A PATROA DO SR. RICARDO CHEGOU NA SALA E FEZ SINAL DE PERIGO. HOMENS DA POLÍCIA VINHAM PASSANDO PELA PORTEIRA.

PRONTO, SE PEGOS, TODOS IRIAM PRESOS, MAS A ORGANIZAÇÃO DA TRAMA SE FEZ PRESENTE. NUM ÁTIMO, A ANTENA E FIO FORAM ENROLADOS, O RÁDIO DESLIGADO E O BURACO DO ASSOALHO, QUE PERMANECEU ABERTO, RECEBEU TUDO DE VOLTA E AS DUAS TÁBUAS COLOCADAS SUTILMENTE, SILENCIOSAMENTE NO LUGAR.

A MESA VOLTOU PARA O CENTRO DA SALA, SOBRE O LUGAR ONDE ESTAVA O RÁDIO, AS CADEIRAS POSICIONADAS, ONDE TODOS SE SENTARAM E A MESINHA COM OS COPOS E A GARRAFA DE CONHAQUE JÁ ABERTA, SERVIA OS QUATRO JOGADORES.

AS CARTAS DO BARALHO, NUM MOMENTO DISTRIBUIDAS E JÁ MEU TIO TRUCAVA, ENQUANTO PAPAI GRITAVA "VALE SEIS" E OS DEMAIS TOMANDO SEU TRAGO, FOI O CENÁRIO QUE OS POLICIAIS ENCONTRARAM AO ENTRAREM PELA PORTA QUE LHES FORA ABERTA PELA VIGILANTE ESPOSA DO ALEMÃO.

O QUARTETO DE JOGADORES NEM SE LEVANTARAM E OFERECERAM UM GOLE PARA O DELEGADO E DOIS POLICIAIS. ESTES, ENTREOLHARAM-SE E FORAM ENTRANDO E DERAM UMA BUSCA NA CASA TODA, QUE SEGUIDOS PELO PROPRIETÁRIO, RETORNANDO, PASSANDO PELA SALA, AINDA TOMARAM UMA TALAGADA ANTES DE IREM EMBORA, DE CARA FEIA.

UFA...OS QUATRO JOGADORES NEM QUISERAM TERMINAR O JOGO DE TRUCO E NEM TERMINAR DE SECAR A GARRAFA. CADA UM FOI SE DESPEDINDO E SAINDO DE FININHO, NÃO SEM ANTES CONFERIR SE A VIATURA DOS POLICIAIS JÁ SE AFASTARA.

ALGUM DEDO DURO HAVIA DENUNCIADO O SR. RICARDO, POR SER ALEMÃO E SER UM HOMEM RICO (PARA OS PADRÕES DAQUELES TEMPOS), NÃO SE IMPORTANDO QUE ELE ERA BENQUISTO PELA GRANDE MAIORIA DA COMUNIDADE.

- OITO MESES DEPOIS, EU NASCI PREMATURO -

(Não sei se fruto da alegria do fim da Guerra ou do perrengue que Papai passou) rsrsrs

ASSIM ERA A VIDA QUE NOS DEIXOU MARCAS E SAUDADES"

VICENTE DE PAULO CLEMENTE -

BISNETO DO IMIGRANTE ALEMÃO PHILLIP CLEMENS.