Se você parar para pensar, vai ver que as respostas que lhe dão são incompletas (parte 2)
Questionar os textos bíblicos não é ter ou não ter fé em Deus. Pelo contrário, é a busca do Deus verdadeiro, o qual não pode ser definido por nenhuma religião, justamente porque Ele é maior do que qualquer delas.
Deus se define como Eu Sou (Yaweh), ou seja, Ele não existe, simplesmente é. Absoluto, perfeito, sem início e sem fim. Se existisse, teria tido início.
- O livro de Gênesis nos conta a história da Arca de Noé, mas poucas religiões te contam que este fato foi narrado pelos babilônios muito antes de qualquer manuscrito bíblico. Saber disso não deveria aumentar ou diminuir a fé de ninguém em Deus, mas, isso sim, levar a questionar a "infalibilidade" dos textos.
- Jesus jamais afirmou ter sido Moisés quem escreveu o Pentateuco (a Torá judaica), nem questionou seu valor. Em todas as citações sobre o Pentateuco, Jesus afirma que Moisés falou, Moises disse (pode significar que alguém transcreveu o que Moisés disse).
- Se a Lei de Moisés fosse realmente dada por Deus (acredito somente ter sido ensinado por Ele o que conhecemos como Dez Mandamentos), então Deus erraria (claro, então, perderia sua deidade). Isto é claramente visto no episódio narrado no livro de Números 27: 1 a 7: as filhas de Zelofeade, inconformadas com a lei, questionam a Moisés se seria justo elas não receberem a herança do seu pai, simplesmente por serem mulheres. Moisés, então, reúne-se com um conselho e altera a lei. Ora, se a Lei fosse de Deus não seria injusta e não precisaria ser alterada, como reconhecida pelo próprio Moisés.
- Para não nos alongarmos muito: os livros que estão contidos no que conhecemos como Bíblia (66 nas evangélicas e protestantes, 73 na católica) só foram definidos mais de trezentos anos após Cristo, mesmo assim sob vários questionamentos (muitos persistem até hoje).
Deus é maior que a religião. Se sua religião não aceita ser questionada é porque ela mesma se considera o próprio Deus. Cuidado!
Questione seu pastor, seu padre, seu líder religioso. Isto é saudável para sua fé no Deus verdadeiro!