Woodstock - Agosto de 1969

Quem canta os seus males vira santo.

É uma dádiva ouvir música! A música é uma manifestação artística de um povo em determinada época ou região. É a arte de fazer sons bonitos e equilibrados. Pode ser transmitida pela voz ou por instrumentos musicais. Desde muito tempo já se fazia música usando os sons da natureza.

Gosto quando ouço uma música que me toca a alma. Seja pela voz, pelos instrumentos ou pela fúria do vento. Às vezes rezo uma canção. Apolo regia as artes com uma lira, um dos mais antigos instrumentos de corda.

Não quero falar das Divindades, quero falar dos deuses que ouço e assisto cantando. Aqueles que me fizeram amar o Rock como alimento para a minha sobrevivência espiritual. Eu era feliz, mas não sabia! Só suspeitava que era um privilegiado com um ouvido poderoso. Aqueles sons de outrora ainda ressoam nas minhas entranhas. Se eu disser que não estava feliz, estou mentindo.

Os amigos de escola John Fogerty: Doug Clifford e Stu Cook trabalharam juntos em 1959 sob o nome de The Blue Velvets, com Tom Fogerty como vocalista. Em 1967, a banda vem com um novo estilo de música, definido por John Fogerty que, como cantor e compositor, passou a ser o centro das atenções. Nessa época, a nova formação adotou o nome Creedence Clearwater Revival. Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia. Ao longo da carreira, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA Em 1972 a banda chega ao fim. Tom, Doug e Stu não concordavam em ser apenas uma banda para John Fogerty. Esse foi o grande erro do trio insurgente.

Em agosto de 1969 eles tocaram no festival de Woodstock fazendo grande apresentação. Um show de 55 minutos. Essa apresentação é emblemática. A banda estava no auge da carreira e fecharia a noite do festival. Reza a lenda que o grupo subiu ao palco para acordar muitos que já estavam dormindo. John Fogerty deu uma entrevista, tempos depois, declarando que a banda foi “sabotada” para deixar de ser o centro das atenções.

A apresentação do Creedence Clearwater Revival no festival de Woodstock só foi mostrada ao público 50 anos depois do festival. John Fogerty defendia que a performance não foi o que ele queria. Ainda hoje muitas pessoas que gostam do grupo nem sabe que a banda foi uma das principais atrações do festival.

Certa vez quando eu estava em uma festa com um amigo tocava "Je t'aime". Ele me disse: esta festa não serve para nós, vamos embora. Quando estávamos do lado de fora da casa começou a tocar "Travelin' Band". Ele gritou: vamos voltar, a festa só está começando. Em seguida trocou "Oh, Pretty Woman" de Roy Orbison.

Se você gosta de música veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=NOfssJ0vwfU. Preste atenção na blusa do baterista. Acho que ele não toca nada. Mas a estampa do Mickey Mouse é linda!

E vamos que vamos...

Pedro Cardoso DF
Enviado por Pedro Cardoso DF em 15/08/2024
Reeditado em 15/08/2024
Código do texto: T8129297
Classificação de conteúdo: seguro