O simples mas, essencial

Uma das frases mais famosas do livro “O pequeno príncipe.” O essencial é invisível aos olhos.” A maioria das pessoas conhece essa frase mas, não compreende sua essência. O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupery/ livro de 1943 tornou-se certo época da minha juventude meu livro de cabeceira. Porque é atemporal até hoje. E porque é atemporal até hoje? Porque é simples.

Quer um exemplo de simplicidade? Em primeiro lugar a natureza! Jesus Cristo mesmo usava figueiras, plantações, vinhas, aves, rebanhos, para ilustrar suas parábolas. Assim era mais fácil as pessoas compreendê-lo. Quer dizer, os simples compreenderem, porque as pessoas que têm a péssima mania de sofisticar as coisas jamais entenderam o que ele pregava até hoje.

As coisas da natureza acontecem da maneira mais extraordinária que se possa imaginar. Mas de forma tão simples que as pessoas não prestam atenção nesses milagres. A maioria das vezes é preciso ter um coração de criança para poder enxergá-los.

Na escola, a professora sempre dava aos alunos um copinho plástico com um chumaço de algodão e um ou dois grãos de feijão embebido com água. Pedia para que os alunos cuidassem daquele grão deixando-o sempre úmido e, que assim que brotasse trouxessem novamente a sala de aula. Lembro que era uma alegria quando víamos a pequena planta rompendo o algodão e formando as primeiras folhas bem verdinhas. Ficávamos orgulhosos por conseguirmos cuidar da semente que se transformava em planta.

Hoje, as mentes estão tão barulhentas que poucas são as pessoas que param para observar os milagres da natureza. Os corações estão tão desconectados do Criador que não conseguem acessar uma coisa muito importante e essencial também para nossa vida: O silêncio. Porque é no silencio que ouvimos a semente brotar. Esse ouvir está relacionado com o “sentir” também e entender que sempre existe alguma coisa perto de nós brotando. Se deixarmos acontecer dentro de nós também brotará. Por isso, hoje abro meu coração para o extraordinário de Deus, para as coisas que realmente valem a pena. Meu pé de abacate está se desenvolvendo rápido e até levei um susto esses dias com isso. Eu corria tanto que não observei meu “menino verde” crescer. Já está precisando trocar o vaso e em breve irá para a terra. Os milagres também precisam de nossas mãos para continuarem acontecendo.

Andreia Caires
Enviado por Andreia Caires em 14/08/2024
Código do texto: T8128726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.