SENZALA DIGITAL

Francisco de Paula Melo Aguiar

O problema já era porque já aconteceu, agora é importante focar na solução.

É certo de que praticamente tudo na vida das pessoas letradas ou iletradas depende justamente do uso das novas tecnologias em suas vidas.

Sim, isto mesmo, já não tem outra saída desde a geração de qualquer documento dos governos e dos governados.

A senzala que a história registra o passado recente do Brasil, dos Estados Unidos da América, etc, a princípio era um lugar de escravidão, onde à pessoa era obrigado a viver e permanecer algemado, mesmo estando solto fisicamente falando diante do estado degradante que lhe era obrigado, a começar sendo privado da liberdade física e mental. Aí o ser livre faz o outro ser escravo e privado da dignidade humana.

As práticas desumanas nascidas na senzala são semelhantes a grama que desaparece aqui e aparece acolá...

As cartas, os telegramas, etc, foram quase totalmente substituídos pela senzala digital do tipo, e-mail, chamadas de vídeos, etc.

A tornozeleira eletrônica é senzala digital para os foras da lei...

A propaganda comercial ou não, inclusive a eleitoral é senzala digital...

Sim, isto mesmo, porque o poder constituído vive a caçar trabalho assemelhado ao da escravidão na forma da lei. E tem encontrado aqui e acolá...

E isto acontece em pleno século XXI, não obstante de que existe de fato e de direito a senzala digital, onde tudo e todos letrados ou iletrados, livres na forma da lei, democráticos e ou não, tem que passar, querendo ou não pela fila obrigatória para ter acesso a informação em todos os ambientes formais, como às repartições dos governos em todos os níveis dos poderes. Também não é diferente nos bancos enquanto casas de transações financeiras e econômicas, quanto na sala de aula de niveis de ensino.

E no trabalho, praticamente em todos os setores, onde a senzala digital está presente na automação do maquinário a presença digital para assinatura do ponto dos empregados, etc.

Faz pouco tempo da Covid-19, onde a sala de aula usou o molde da senzala digital, como única saída para continuar sendo escola com professores e alunos.

Até os jornais e revistas tradicionais físicos, fecharam suas portas e ou aderiram a senzala digital...

A senzala digital está presente nas religiosidades para manter seus cultos, pregações e coletas via PIX para manter suas portas abertas e não livres do dinheiro para atender seus objetivos.

A Internet é direta e indiretamente a senzala digital do bem e do mal no presente.

O telefone celular ou não é senzala digital presente em tudo ou quase tudo na vida humana.

Todos os tipos de coisas certas e ou erradas da atualidade tem suas senzalas digitais, inclusive na comunicação social, via rádio, jornal televisão, cursos, etc, tudo on line.

A senzala digital está na política, na igreja, na empresa, na família, na escola, no crime organizado ou não, no estado, na justiça, no emprego, no céu e no inferno de nossos dias e inclusive com a inteligência artificial, ninguém quer dela sair, tem ilação para todos os gostos, porém, sem ela não se tira a carteira de identidade pessoal e intransferível.

A senzala digital eleitoral que o diga...

Enfim, não somos contra a mudança, pois, "é impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada", segundo o prêmio Nobel de Literatura

(1925) e Oscar (1938), dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês George Bernard Shaw (1856-1950).

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 14/08/2024
Reeditado em 14/08/2024
Código do texto: T8128514
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.