Janelas fechadas
Há muito percebi uma incongruência em certos desenhos animados. Cenas passadas em cidades grandes mostrando conflitos e o perseguições nas ruas, até com destruição em volta, tiroteios, caos... e fora os personagens envolvidos, não aparece ninguém, muito menos a polícia.
As ruas, nas perseguições e fugas, são interminavelmente retas e sem esquinas, mão contrária ou sinais de trânsito, muito menos guardas de trânsito.
Isso tudo é inverossímil (dizem que é medida de economia, inclusive de tempo), mas e quanto às janelas? Estão todas fechadas, ninguém espia, mesmo que um grupo de heróis e outro de vilões estejam na maior pancadaria à luz do dia.
Bem, esse último ponto eu resolvi conferir no mundo real e descobri que tem alguma coisa de verdade. Nos últimos dias, andando pelas ruas, fiquei reparando nos prédios de apartamentos, e o que posso atestar é o seguinte: as janelas estão quase sempre fechadas. Dá para avistar grades em muitas, e muitas também estão veladas por cortinados. Algumas, por estarem lá no alto, até aparecem entreabertas, mas não se vê vivalma. Minto, numa delas eu vi um gato, protegido pela grade, observando a rua.
O fenômeno parece ser geral, provavelmente acontece o mesmo em outras cidades.
As pessoas, hoje em dia, não moram nos apartamentos: elas se escondem.