O PESO DA IDADE E DA RESPONSABILIDADE

O PESO DA IDADE E DA RESPONSABILIDADE

Aprendi desde muito jovem que os mais velhos devem ser chamados de senhores, e com eles devem ter muito respeito.

Estes conhecimentos e ensinamentos vem de muito tempo, afinal subentende que os anciões são mais sábios por terem vividos mais tempos.

Talvez tais conhecimentos e ensinamentos, tais paradigmas tenham sidos arranhados pela tecnologia e informática, pois os jovens, mesmo em idades muito infantil tem demonstrados capacidades extraordinárias nos domínios das tecnologias, principalmente voltada a informática e as comunicações pelas redes wi fi.

Mas mesmo assim tirando estas tecnologias que os jovens arranham as sabedorias dos mais velhos, os ensinamentos continuam, e idade é patente quase sempre.

Quando digo quase sempre é porque, junto com esta patente que a idade traz, e a responsabilidade que estas pessoas mais idosas tiveram, o respeito pode ser aumentado ou diminuído.

Logicamente, quando mais sucesso intelectual, financeiro, ou familiar, ou de liderança na comunidade em que vive, mais respeito esta pessoa mais velha vai ter com certeza.

Se a pessoa não teve sucesso nestas coisas, muitas vezes o seu grau de responsabilidade poderá se comparado a mais jovens que tenha grande sucesso nestas coisas, poderá então ter estes respeitosa diminuídos comparativamente.

Como falamos de jovens tecnológicos no mundo a informática, os mais velhos respeitam tal capacidade e até, os consultas, e aceitam suas consultorias por saber que muitos jovens tem capacidade ilimitadas em tais assuntos.

Assim também é com o geral, tem muitos mais velhos que não se tornaram grandes expoentes em suas comunidades, por não terem tidos sucessos nas coisas da vida intelectual, financeira, familiar, e de liderança na comunidade, e então pessoas mais jovens podem ter sido mais expoentes nestes parâmetros e terem mais respeito e até mais responsabilidade, sendo objeto de consultoria por suas sabedorias até mesmo pelos mais velhos.

Mas no geral idade é patente, e ser ancião no ambiente é sinal de respeito, e sinal que quando falam devem ser ouvidos, salvo prova em contrário por alguém com mais conhecimento devidamente provado e até que provado o ancião deve ser dono da palavra e da sabedoria.

Assim por serem os anciões estes paradigmas de conhecimento e sabedoria, acabam por ter a responsabilidade de errar menos, de dar exemplo aos mais jovens, e com isto tudo agem menos, com receio de as vezes de errar, pois como tem que ser exemplos não podem errar, ou tem que errar menos.

Com isto tudo e por serem vigiados e espionados como sábios, a relação é mais distantes, tornando-os estes anciões solitários, isolados de certa forma dos relacionamentos mais informais, é o peso da idade e da eventual sabedoria que carregam. 13/08/2024.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 13/08/2024
Código do texto: T8127780
Classificação de conteúdo: seguro