Entre Sem Bater - Um Demagogo
James Fenimore Cooper disse:
"... o demagogo geralmente é astuto, um detrator dos outros, um grande defensor da igualdade, no que diz respeito a todos acima dele ..."(1)
Fenimore era um cara antigo, e bota antiguidade nisso. Se ele escreveu sobre o perfil de um demagogo, quase 200 anos atrás e pouca coisa mudou, é porque ele tinha visão de contexto. Desta forma, constatamos que o que mudou em relação ao demagogo e a demagogia foi muito pior. Como se não bastasse, as redes sociais e os perfis moderninhos adoraram a demagogia como bandeira e transformou-se em padrão. Como o fim do mundo aconteceu, de fato, em 2012, conforme a previsão Maia, nada nos causa surpresa.
UM DEMAGOGO
Fenimore Cooper escreveu uma obra de nome "O Democrata Americano (1838)"(*) em que um dos capítulos é sobre o demagogo. Assim sendo, seus pensamentos mostram o lado ruim dos demagogos ante a democracia e como o seu antagônico atua.
Um trecho, que contém a frase-chave deste texto, merece uma reprodução.
"... O demagogo é geralmente astuto, um detrator dos outros, um professor de humildade e desinteresse, um grande defensor da igualdade no que diz respeito a todos acima dele, um homem que age nos cantos e evita exposições abertas e masculinas de seu curso, chama os canalhas de cavalheiros e os cavalheiros de gente, apela às paixões e preconceitos em vez da razão e é, em todos os aspectos, um homem de intriga e engano, de astúcia e administração astuta ..." O Democrata Americano (1838).
Desta forma, todos os adjetivos que desqualificam um demagogo continuam presentes em milhões de perfis das redes sociais. Adicionalmente, a hipocrisia(2) é a atitude exemplar de cada um destes venais, que atuam muito além da política. Surpreendentemente, a demagogia parece que virou o modo de vida dos neotecnodependentes.
A DEMAGOGIA
Desde que o homem registra o cotidiano e as relações humanas, a política tem sido um terreno fértil para a demagogia. Políticos hábeis em manipular emoções e prometer soluções simples para problemas complexos sempre existirão. Esse tipo de demagogo recorre à astúcia, hipocrisia e prepotência para conquistar o apoio popular e seguidores. Assim sendo, proliferam, mesmo que seus interesses sejam egoístas e suas propostas sejam inviáveis ou ambiciosas.
Assim sendo, recentemente, a demagogia política parece atingir níveis alarmantes, é provável que as novas tecnologias colaboraram sobremaneira. Líderes populistas e extremistas se destacam usando a canalhice e o preconceito para dividir a sociedade e ganhar votos. Eles se valem da maledicência contra adversários e da empáfia para criar uma imagem de força e autoridade, ainda que através da mentira e manipulação.
ALÉM DA POLÌTICA
Nesse ínterim, com a explosão das redes sociais, infelizmente, a demagogia não limitou-se somente à política. Ela se infiltrou em outras esferas da vida pública, sobretudo na religião ou no esporte, contaminando a todos com esta mistura explosiva.
No campo religioso, líderes espirituais estão, sem dúvida, cada vez mais dispostos a usar a astúcia e a hipocrisia para manter seu poder e influência. Eles pregam a humildade e a caridade, mas praticam o canalhice e o preconceito contra aqueles que discordam deles. Alguns até mesmo usam a religião como uma ferramenta para explicar suas ações prepotentes, exibicionismo e sua empáfia.
Como se não bastasse, no mundo do futebol também não é imune à demagogia. Treinadores, jogadores e dirigentes muitas vezes recorrem à manipulação para obter vantagens sobre seus adversários. Eles podem usar a malandragem para contornar regras, a hipocrisia para fingir respeito pelos adversários.
Enfim, um demagogo e suas atitudes parecem que tornaram normais comportamentos aéticos e imorais. Assim sendo, políticos, líderes religiosos e ativistas no esporte impactam negativamente na sociedade.
O IMPACTO NA SOCIEDADE
A prevalência da demagogia em tantos aspectos da vida pública é preocupante. Os discursos de um demagogo corroem a confiança nas instituições, divide a sociedade e enfraquece até mesmo a democracia relativa(3).
Do mesmo modo que Fenimore preconizou, quando estes atores se comportam de maneira demagógica, eles visam suas próprias causas e instituições. Além disso, a demagogia pode ter consequências reais e prejudiciais para a vida das pessoas.
Quando demagogos políticos chegam ao poder, eles podem implementar políticas específicas e ignorar as necessidades reais da população. Quando líderes religiosos ganham influência, eles espalham dogmas e preconceitos através da violência e do divisionismo. E quando treinadores e jogadores dominam o esporte, eles praticam ilegalidades e atuam na política e religião.
Em suma, a opinião pública está à mercê de qualquer demagogo que ganhe um palanque ou púlpito, virtuais ou reais, com muitos seguidores.
A INFLUÊNCIA NA OPINIÃO PÚBLICA
Infelizmente, a astúcia e a hipocrisia têm se tornado cada vez mais comuns no mundo real e também no virtual. Desse modo, estas atitudes condenáveis influenciam, profundamente, a opinião pública e o senso comum. Alguns exemplos notáveis:
Políticos demagogos muitas vezes recorrem à astúcia para manipular emoções e prometer soluções simples. Enquanto isso praticam a hipocrisia ao ignorar a verdade e distorcer fatos em seu benefício, especialmente durante processos eleitorais. Isso divide, inquestionavelmente, a sociedade, cria polarizações estéreis e enfraquece a confiança nas instituições.
Líderes religiosos por vezes usam a enganação e promessas irreais para manter seu poder de manipulação. Pregando valores, dogmas e crenças que não praticam, mas exigem de seus seguidores fiéis. Sua hipocrisia espalha, com toda a certeza, a intolerância, o divisionismo e a ilusão de um outro mundo melhor.
Profissionais do esporte, agem através de discursos vazios e palanques com muito dinheiro dos patrocinadores como trampolim. Em outras palavras, além de ostentarem além da sua realidade, pavimentam caminhos para uma aposentadoria de privilégios. Como se não bastasse, as apostas esportivas são exemplo de influência da opinião pública que prejudica a maioria das pessoas.
Maquiavel, pensador do Renascimento, destacou a importância destas atitudes, sobretudo no jogo do poder político. Ele argumentou que um príncipe prudente deve saber dissimular essas qualidades para atingir seus objetivos. Porém, declarar publicamente este uso da hipocrisia seria a própria negação desta prática.
PERDEMOS !
A prevalência da demagogia em nossa sociedade é um sintoma preocupante de um problema maior: a erosão dos valores éticos e morais. E, de nada resolve qualquer fiscalização em muitas esferas da vida pública, pois as redes sociais preferem as fake news, difamação e fofocas.
Para reforçar essa tendência, deveríamos exigir mais honestidade, transparência e responsabilidade de nossos líderes, e de nós mesmos. Entretanto, sejam os políticos, religiosos ou qualquer um com uma rede social à disposição, o hedonismo é predominante. Se a sociedade civil, por exemplo, tivesse força e engajamento em causas coletivas, muitos arroubos não aconteceriam. Entretanto, a tolerância para com os astutos, hipócritas e e manipuladores parece só crescer.
Talvez, educar as pessoas sobre os perigos da demagogia e incentivar o pensamento crítico tivesse algum efeito para conter a demagogia. Acima de tudo, precisamos cultivar uma cultura de respeito mútuo, tolerância e compromisso com a verdade. Desse modo, é provável que superemos a prevalência da demagogia em nossa sociedade.
FALÁCIAS
Atualmente, a hipocrisia e as falácias se espalharam para além da política, influenciando profundamente a opinião pública em diversas esferas. Para combater essa tendência preocupante, precisaríamos de mais honestidade, sinceridade e responsabilidade de nossos líderes.
Curiosamente, um trecho do pensamento de Fenimore não recebe a atenção da maioria das pessoas que podem ler este texto. Em "... um grande defensor da igualdade no que diz respeito a todos acima dele ..." o hedonismo apresenta-se cruelmente. Certamente, a maioria das pessoas em nossa sociedade digital, busca se um que fala uma coisa e só quer adular quem está acima dele.
Como se não bastasse um demagogo na política, agora temos milhares nas redes sociais, atuando fortemente na babel da sociedade digital. Enfim, o pensamento de Fenimore completa-se com a ideia " ... aquele que seria um cortesão sob um rei, seria um demagogo em uma democracia.". E, parafraseando Fenimore podemos dizer que "... um seguidor de um influenciador demagogo é um tolo nas redes sociais ...".
"Amanhã tem mais ..."
P. S.
(*) O livro de Fenimore estava num contexto em que aquela nação vivia uma transição entre a política colonial. Desse modo ele viveu a experiência de uma pretensa democracia jovem. Com toda a certeza, Fenimore teve um berço educacional que tinha teorias e utopias de princípios democráticos.
(1) "Entre Sem Bater - James Fenimore Cooper - Um Demagogo" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/08/12/entre-sem-bater-james-fenimore-cooper-um-demagogo/
(2) "Hipocrisia no Comando" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/03/28/hipocrisia-no-comando/
(3) "Entre Sem Bater - Ernesto Geisel - Democracia Relativa" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/04/23/entre-sem-bater-ernesto-geisel-democracia-relativa/