1708085.jpg

 

A MEDALHA DE OURO QUE O BRASIL GANHOU MESMO ANTES DAS OLIMPÍADAS

 

   E a Olimpíada de Paris terminou

   E que, sem dúvida ficará na memória

   Do início ao seu final

   De sua abertura que para alguns escandalosa foi, ou mais só na tola ótica dos puritanos

   Já que estes veem maldade em tudo (mesmo aonde não não existe ... mal nenhum)

   E não conseguem contemplar a expressão da Arte ... [seja na Cidade da Arte ou em qualquer lugar]

   E eu [por mim] digo que maravilhado com aquela incrível apresentação fiquei

   Talvez, visto que preconceituoso não sou

   Ou, mais porque não tenho meus “olhos impuros”

   Bem, deixa pra lá!

 

1708087.jpg

 

   E a Olimpíada se transcorreu sem nenhum problema

   Ao que não houve (como aquela em Munique) nenhuma tragédia

   Pelo que a Equipe de Segurança soube “dar conta do recado”

   Ainda bem

 

1708089.jpg

 

   Bom, por estes dias, ao “navegar” pelo You Tube, achei interessante um vídeo onde o jornalista Chico Pinheiro apresentou uma matéria a partir de uma pesquisa cujo nome era “A CARA DA DEMOCRACIA”. No devido vídeo é possível ver o quanto as desinformações ameaçam, sem dúvida, o país, e como as pessoas lidam com elas.

 

1708091.jpg

 

  Tomo a liberdade de exibir uma parte de seu conteúdo, onde mostra, a partir de uma planilha certos dados (colhidos através de pesquisas):

   8% das pessoas não sabem o formato de nosso planeta;

   20% acreditam que a Terra é plana;

   27% duvidam que o homem esteve na lua;

   49% acham mesmo que a COVID foi criada na China

   Clik no link:

https://www.youtube.com/watch?v=Sgh3-89ILKo

 

1708093.jpg

 

   Pois bem, recentemente o Brasil recebeu uma vergonhosa “medalha de ouro”: a de ser o país que mais acredita em ”fake news” (notícias falsas). Embora [eu] já tenha dito sobre ela, achei melhor repeti-la, pelo que combinará com a matéria do jornalista Chico Pinheiro.

 

   1708094.jpg

 

   E assim, foi mostrada na devida pesquisa que 60% [dos entrevistados] admitiram (a partir de dados) ter “engolido” fake News, seguidos da Arábia Saudita e Coreia do Sul, empatando estes em 58%. Outras fontes apontam que praticamente 90% da população brasileira assume ter acreditado em informações falsas (fakes), principalmente no que diariamente é colocado nas redes.

 

1708095.jpg

 

   Então, fica aqui algumas perguntas:

   O que alguém ganha acreditando em mentiras?

   Por que é tão fácil acreditar em fake news? Seria porque é melhor perder a “faculdade de julgar”, e ser mais fácil seguir uma manada de idiotas, a dizer ser linda roupa do rei que, na verdade, desfilava pelado?

 

1708097.jpg

 

   Uma pergunta de vital importância: você já foi prejudicado por ter acreditado em alguma fake news?

   Raciocinemos juntos, ao que me conduzirei pela que foi mostrado na matéria do jornalista Chico Pinheiro: praticamente todos os que não acreditam em fatos (verdades), ainda que provadas e exibidas, portanto, a partir de instrumentos fidedignos, estes acreditam facilmente em boatos, em farsas compartilhadas, enfim, em falsidades.

   Então, se eu perguntei a questão de você ter sido prejudicado por ter “engolido” uma mentira, é porque [teoricamente] tenha aprendido alguma lição. E isto deveria ser de suma importância para a sua vida.

   Meu amigo, acaso você já visitou um hospital (na ala da UTI) e viu algum paciente vítima de tétano, difteria, ou mesmo sarampo? Pois bem, quando eu trabalhava numa UTI o primeiro paciente sob meus cuidados foi um “tétano grave”, o qual precisou ser intubado, adaptado a um sistema de ventilação mecânica, e precisando de todos os demais cuidados. E, apesar de todos os investimentos, infelizmente [ele] veio a falecer um mês depois.

   Acompanhei também um paciente com difteria, o qual também veio a óbito. Depois vieram outros casos de tétano, sendo que alguns sobreviveram e outros não. Um fato que eu achei interessante foi de um adulto vítima de sarampo, o qual veio também faleceu. Digo interessante, visto que em adultos certas doenças viróticas têm uma maior letalidade (comparado com as crianças). E pode acreditar, meu prezado: morrer de tais coisas não é desesperador, angustiando e bastante doloroso e, portanto, sofrido. Duvido que você irá querer morrer assim!

 

1708098.jpg

 

   E tudo isto se deu na década de 80, um período onde a questão da imunização ainda não era tanto levada a sério. A equipe da UTI ficou bastante assustada, e eu me lembro muito bem que a direção do Hospital se encarregou de fazer uma vacinação para os funcionários. A se lembrar que nesta época eram poucas as pessoas que tinha o cartão completo de vacinação.

   Aproveito para lembrar que durante o período da Ditadura Militar, houve até uma campanha visando chamar a atenção [dos pais] quanto a questão da imunização das crianças (seus filhos). E a tática foi certeira: “atingir em cheio o bolso de seus pais”. Clik no link: https://www.youtube.com/watch?v=JQGaxm_ap-c.

 

1708099.jpg

 

   Então, é lamentável que muitos hoje se recusam a vacinar justamente porque não acreditam na eficiência dela - da vacina, tornando-se “negacionistas”, e, sem dúvida, sob a influência da “ignorância adquirida” no período da Pandemia da COVID-19, e mais precisamente em função de sua identificação (idolatria) com aquele indivíduo que o Brasil tinha como Presidente da República.

   Pois é, acreditar em mentiras é motivo de uma vergonhosa “medalha de ouro”, e nós a recebemos.

 

1708100.jpg

  

    Bom, é difícil saber como as pessoas se tornam vítimas fáceis de boatos pelo que acreditam em tudo, mesmo nos maiores absurdos. E aqui procurei finalizar mostrando uma mentira muito bem arquitetada, onde várias pessoas acreditaram, e cuja ideia se espalhou para outros lugares do país. Trata-se da divulgação de um “CAMPENONATO DE MASTURBAÇÃO” (punheta, cinco contra um, afiar o lápis, aliviar os colhões, amansar o grosso, agasalhar o palhaço etc).

 

1708105.jpg

 

   Pois é, meu amigo, em 2022 foi anexado (numa brincadeira articulada por estudantes ou não) um absurdo CAMPEONATO DE PUNHETA promovido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com direito a premiações. Muitos folhetos foram distribuídos, onde nele estva o “local da competição” (no Diretório Central dos Estudantes Mário Prata), a data (que seria 13 de dezembro). E para que ficasse “fidedigno” em todos os panfletos havia o logotipo da UFRJ.

   E acreditem, há quem acreditou nisto. E precisou ser investigado os autores da brincadeira. Em outras regiões do Brasil, conforme disse, também foi divulgado este mesmo tipo de campeonato.

 

   1708107.jpg

 

   E aí meu querido, se fosse verdade, você animaria participar? Oh! Caso sejas um “ator do universo pornô”, talvez não teria problema nenhum. Ou mesmo, dependendo de sua necessidade por dinheiro, quem sabe iria e, assim, iria também “afogar o ganso” (na frente de todomundo) com suas mãos?! Oh, e não já não surgiu um boato que isto poderá ser uma nova modalidade a partir da próxima Olimpíada? E então, você acredita? Eu não!

 

1708108.jpg

 

   Bom, vou ficando por aqui, preciso refogar o arroz antes que a visita chegue.

   E acredite, meu amigo: a vida vale a pena acreditando-se na verdade (e somente nela) que nem sempre é acreditada, e, por isso é tão pouco (ou nada) amada, pelos tantos que optam facilmente pela mentira. Oh! Espero que não seja o seu caso. 

   

12 de agosto de 2024

IMAGENS: INTERNET

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 12/08/2024
Reeditado em 12/08/2024
Código do texto: T8127105
Classificação de conteúdo: seguro